GTA de Sergipe participa de ação conjunta para transporte de órgãos

Sergipe – Uma ação conjunta entre as Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Saúde, através do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Central de transplantes e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), resultou na tarde dessa sexta-feira, 1º, no transporte de quatro órgãos (dois rins, um coração e um fígado) que foram retirados, após autorização da família, de um jovem da cidade de Tobias Barreto que teve morte cerebral após ser hospitalizado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

aracaju

Os órgãos foram captados pela primeira vez em Sergipe nas instalações do HUSE, por uma equipe da Central de Transplantes. Um dos rins e o fígado foram para Salvador. Já o coração foi levado posteriormente para a cidade de Recife e o outro rim foi encaminhado para a capital do Ceará, Fortaleza. As córneas do jovem também foram doadas e serão transplantadas em Sergipe.

“Este foi um ato de muito amor e solidariedade da família do jovem e de todo o estado de Sergipe que não mediu esforços e mobilizou uma grande equipe para que os órgãos fossem transportados em tempo hábil para salvar vidas em outros Estados’, destacou a superintendente do SAMU, Conceição Mendonça.

Os órgãos foram entregues às equipes de Salvador no hangar do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia – GRAer. “Tudo transcorreu positivamente e após pousar às 18:30 na Bahia e repassar os órgãos para as equipes de terra baianas, o nosso bimotor já levantou voo de retorno a nossa capital Aracaju. Parabéns a todos os profissionais envolvidos e mais uma missão cumprida”, destacou o coordenador do GTA Sergipe, Virgílio Dantas.

Fonte: SSPSE.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

quatro × cinco =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários