GTA do Amapá tem novo Coordenador e governo estuda aquisição de novos helicópteros

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Amapá – Durante a troca de comando do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ocorrida na manhã desta quinta-feira, 8, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ericlaudio Alencar, anunciou que o Governo do Estado está estudando a aquisição de novos helicópteros e a construção de um hangar próprio para o grupamento.

As medidas otimizarão as ações do GTA, que visam revitalizar o serviço de apoio, repressão e prevenção em segurança pública. “Nós temos que planejar o GTA para daqui a dez anos e estamos fazendo um projeto maior para isso, com uma reestruturação que envolve uma sede própria e novas aeronaves. Esse é um instrumento essencial para a segurança pública e os trabalhos de busca e salvamento, como vimos essa semana”, ressaltou Ericlaudio, referindo-se ao salvamento de uma jovem de 19 anos que deu à luz dentro da aeronave do GTA.

Troca de comando do Grupamento Tático Aéreo (GTA)
Troca de comando do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Foto: Ruan Alves/Alap.

Quem assumiu o comando do GTA foi o Policial Civil Ajaje José Rachid Neto, que já havia integrado o grupamento como tripulante operacional e piloto. “Nós vamos dar prosseguimento ao trabalho que estava sendo desenvolvido e assumir essa missão, afinal, missão dada é missão cumprida”, comentou.

Essa é a quarta troca na coordenação do GTA, desde a criação, em 2006. O grupamento já foi liderado pelo delegado de Polícia Civil Celso Pacheco, coronel do Corpo de Bombeiros José Furtado e pelo policial Civil Rubem José dos Santos Junior, o último que esteve à frente do comando.

Atualmente, o grupamento conta 24 agentes dentre pilotos, tripulantes operacionais e mecânicos, além de contar com o apoio de profissionais da saúde para ações de busca e salvamento, principalmente em áreas remotas do interior do Estado.

Perfil do Coordenador

Ajaje José Rachid Neto tem 47 anos e é natural de Macapá. Ingressou na Polícia Civil do Estado do Amapá em 1992 como agente de polícia, função que desempenhou em diversas delegacias do Estado. A carreira na aviação teve início em 2006, quando ingressou no GTA na função de tripulante operacional. Em 2008 foi designado para frequentar cursos de piloto privado e comercial de helicóptero na Escola Andra Aeronáutica, no Estado de São Paulo.

Troca de comando do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Foto: Ruan Alves/Alap.
Troca de comando do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Foto: Ruan Alves/Alap.

No GTA desempenhou as funções de piloto de helicóptero e de chefe da Seção de Operações. Em 2010 passou a exercer a função de comandante de aeronave e instrutor de voo no Grupamento de Aviação de Segurança Pública do Pará (Graesp), onde adquiriu experiência de voo e conhecimento técnico.

Esteve à disposição da Aviação da Força Nacional nos anos de 2011, 2012, 2015 e 2016 até maio deste ano, onde atuou em diversos Estados como comandante de aeronave e instrutor de voo, apoiando a formação de pilotos de helicóptero nos Estados por onde passou. Hoje conta com mais de duas mil horas de voo e grande experiência na aviação de segurança pública.

Ascom Amapá.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários