GTA/MA realiza resgate de vítimas de acidente automobilístico

Equipe do Águia Uno (EC 145) do Grupo Tático Aéreo, composta pelos Comandantes Oliveira e Mayron, Operador Aéreo Elias, com apoio do  médico do SAMU, Dr Rurion, realizou o atendimento e o transporte de duas vítimas de acidente automobilístico na cidade de Pinheiro, interior do Maranhão.

As vítimas encontravam-se com fraturas em membros inferiores, suspeitas de fraturas na região da cintura pélvica e traumatismo craniano. O atendimento foi realizado com sucesso.

Graças a versatilidade do Águia Uno (EC 145), aeronave recém adquirida pelo governo do estado, a qual tem capacidade para transportar até duas vítimas de maneira segura e com toda comodidade, e que para isso conta com o sistema de duas macas removíveis, proporcionando, assim, um melhor conforto tanto para a vítima quanto para quem a está assistindo.


Fonte: GTA.


6 COMENTÁRIOS

  1. Cmte Oliveira, Cmte Mayron, Operador Elias e demais membros do GTA-MA,
    Registro aqui a grata satisfação que tive em particpar durante 03 meses das operações aéreas desse Estado. Aprendi muito com os senhores e posso dizer, sem medo de errar que o GTA-MA é uma escola. Sei da competência e compromisso de toda equipe. Peço a Deus que continue iluminando esse seleto Grupo, pois tem ajudado muito o Maranhão e outros Estados.
    Agradeço todos os operadores, mecâncios e pessoal de apoio do GTA e, aos Pilotos citados acima, como também aos Cmtes Kolmogoroff, Alcir, Rejane, Magno, Onildo, Anselmo e Aniel pela acolhida e ensinamentos.

    Forte abraço a todos

    MAJ NEGREIROS
    Cmte de Aeronave
    CIOPAE-AC

  2. PARABÉNS A TODOS DO GTA-MA! O MARANHÃO MERECE TODA ESSA TECNOLOGIA DO EC-145 QUE ASSOCIADA AOS INTEGRANTES DO GTA RESULTAM EM UM TRABALHO DE EXCELÊNCIA EM UM ESTADO ONDE HÁ MUITA CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA. A CORPORAÇÃO DOS BOMBEIROS PRECISA DE MAIS HOMENS E MULHERES QUE ESTENDAM A MÃO AO CIDADÃO NA HORA DAS ADVERSIDADES. A EXPANSÃO DESSES SERVIÇOS PARA O INTERIOR DO ESTADO É URGENTE. GRANDE ABRAÇO A TODOS OS MEUS CONTERRÂNEOS EM ESPECIAL ÀQUELES DA ILHA DO AMOR. (SÃO LUIS)

  3. Venho através desta, reinterar a competência, o compromisso e a responsabilidade que tem o GTA para com o cidadão Maranhense, com reconhecimento nacional na formação de excelentes profissionais, além de ação em diversas missões(neste e em outos Estados), resaltando uma parceria que vem acontecendo com o SAMU-SLZ, de forma salutar, onde quem ganha é a população Maranhense.
    abraços e agradecimentos.
    Rurion Charles de S. Meneses

  4. Olá,

    Gostaria de entender o que acontece quando o transporte é feito em um helicóptero deste tamanho e quando é feito em um helicóptero menor.

    tem hora que elogiam um helicóptero grande, tem hora que elogiam um helicóptero menor, a impressão que dá é que ninguém sabe qual o melhor helicóptero para as “policias”.

    Tem esquilo, Ec 135, Ec 120, Bell, jet, koala, agusta, 412 e outros.

    Sou assinante de revista de aviação e vejo que neste site tem hora que falam mal de um trabalho, tem hora que falam bem, depende da atividade que está sendo realizada, a corporação e o estado. Quando é calamidade pública todos se ajudam, mas quando é um trabalho mais perto da região sul/sudeste/centro-oeste dá a impressão que existe “territórios, nixos” de cada orgão.

    Existe isto? ou será que estou errado?

    Tenho acompanhado este site a mais de um ano e vejo que as vezes a população é esquecida e o objetivo é mostrar o que cada grupo fez ou ta fazendo.

    Todadia, nao posso de deixar os parabéns ao GTA do Maranhão e ao SAMU.

    Abraços a todos e bons voos

    José Carlos
    Campinas/SP

    • Prezado José Carlos, bem oportuno seu comentário.

      Veja, não existe uma aeronave “melhor” para a aviação policial ou de resgate, mas existe a “melhor” aeronave para a operação que irá ou pretende realizar.

      Existem muitos modelos de aeronaves voando na atividade policial no mundo. Nos EUA eles utilizam muito o AS350 e o MD, na Europa utilizam mais os EC135, EC 145 e os Agusta Westland (AW). Na ásia é mais utilizado o AW, entretanto, isso não é uma regra. Tem todos os tipos e modelos de aeronaves voando no mundo nessas atividades.

      Muitos fatores influenciam a escolha da aeronave e isso é definido pelo tipo de missão que irá realizar, analisados os custos da aquisição, operação e manutenção, além, é claro, da padronização da frota, se for o caso.

      Quanto ao site você teve uma impressão equivocada, pois não criticamos determinada aeronave ou operação, apenas tentamos fazer com as pessoas reflitam sobre o uso de determinadas aeronaves em determinadas operações…existem opções, mas não é fácil a escolha.

      Não possuímos artigos ou notícias publicadas no site criticando determinada operação ou aeronave, o que existe, são milhares de comentários de internautas fazendo suas considerações. Essas são opiniões dos internautas e ai está o sucesso do site, pois tiramos desses debates, muitos ensinamentos.

      Não há “nixos”, as polícias são estaduais e, exceto em missões humanitárias e de defesa civil, elas trabalham integradas, pois cada um deve atender as atribuições de seu Estado. Isso é determinado em lei. Cada órgão (Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, PF e PRF) possui sua competência constitucional, mas na prática, em seus Estados, esses órgãos trabalham integrados, aliás, a grande maioria dos órgãos de aviação de segurança pública no Brasil são integrados.

      Meu caro José a população jamais é esquecida, aliás essas pessoas trabalham “para que outras possam viver”. No site procuramos dar ênfase aos trabalhos realizados por essas unidades e por seus brilhantes profissionais, aliás o objetivo da criação desse site foi a difusão desse conhecimento e a integração e nesses mais de dois anos já colhemos excelentes resultados em prol da população. Hoje, discutimos técnicas de salvamento, publicamos artigos, monografias, debatemos técnicas policiais e, tudo isso, é para esses profissionais atendam melhor e com segurança a população.

      Aqui no site há vários comentários de pessoas que foram salvas por esses profissionais e isso para nós é muito gratificante.

      Atenciosamente

      Eduardo Beni
      Piloto Policial

  5. Parabenizo a equipe do GTA Maranhão dos amigos Kako, Elias,Aluisio ,Rurion pelo investimento realizado. Quando se fala em investimento não quer dizer só na aquisição de uma bela aeronave, mas na capacitação do seu pessoal. Uma equipe bem treinada entra em qualquer aeronave, seja ela um Bell, um esquilo ou um EC. Acompanho a evolução do GTA e fazer resgate aeromédico não é carregar doentes,e sim de maneira responsável e segura entregar o paciente vivo no hospital referenciado. Continuem voando e salvando vidas enquanto tem muitas aeronaves ¨paradas¨ou voando ¨executivo¨ enquanto a população padece por falta de uma oportunidade de resgate.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

um + quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários