GTA/MA seleciona policiais para Curso de Formação de Pilotos

O Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão, órgão pertencente à Secretaria de Segurança Pública (SSP), deu início esta semana ao processo seletivo para a formação de novos pilotos de helicóptero da unidade. Na terça-feira (29/05), foram realizados os exames de aptidão física (EAF). Estão sendo ofertadas, seis vagas para os profissionais do Sistema de Segurança Estadual, sendo duas para o Corpo de Bombeiros (CBMMA), duas para a Polícia Civil e duas para a Polícia Militar.

A seleção, que é composta de cinco fases, tem como intuito selecionar policiais das três instituições para integrarem o grupamento do Maranhão. Na terça (29/05), pela manhã, os candidatos passaram por um rigoroso teste de condicionamento físico. Entre as provas, subida no cabo vertical, prova de resistência abdominal, flexão na barra e travessia em altura no pórtico. As provas foram realizadas no hangar do GTA no Comando Geral da Polícia Militar (Calhau).

À tarde, os candidatos passaram por uma nova bateria de provas. Desta vez, os testes foram feitos na piscina do Castelinho no Outeiro da Cruz, onde cada candidato deveria nadar 300 metros e completar a prova em até 8 minutos.  Todos os participantes foram aprovados no exame médico (EMS), realizado no mês de abril.

O processo seletivo terá ainda mais três etapas: Exames de Aptidão Psicológica (EAP), de Títulos (ET) e de Habilidade Específica (EAE). Os exames tem caráter eliminatório e classificatório. “Os candidatos precisam demonstrar à banca examinadora que se enquadram ao perfil do cargo. Nosso intuito é que eles possam ter resistência física e técnica para agir em qualquer situação de policiamento aéreo”, declarou o coordenador adjunto do GTA, capitão Anselmo Oliveira.

As seis vagas estão sendo disputadas por 31 inscritos. Após a finalização do processo seletivo, que inclui também um treinamento prático a ser realizado em outro estado, com os melhores classificados ao final das avaliações, estarão aptos a pilotar as aeronaves.

Outras Etapas

Nos exames psicológicos, a banca avalia o perfil psicológico do candidato, verificando a capacidade de adaptação e potencial de desenvolvimento na função de piloto, segundo os parâmetros estabelecidos pela definição do perfil profissiográfico adotado pelo GTA, alicerçados em parâmetros similares ao Grupamento Aéreo e à Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Já os Exames de Títulos constarão da análise de documentos comprobatórios de participação em cursos, como de Operações Aéreas (COA) e de tempo de serviço no GTA, na função de operador Tático Aéreo. Servirão ainda como títulos, as licenças de Piloto Privado de Helicóptero (PPH) e de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH), ambos concedidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As próximas etapas acontecem neste mês de junho.

Sobre o GTA

O GTA foi criado em 1996, ano de início da “Operação Impacto” no Maranhão, na qual a Polícia Federal deu suporte à ação com aeronaves e agentes. As atividades do grupamento foram regulamentadas em lei no ano de 1998, pelo decreto nº 16.687, de 4 de janeiro.

O GTA é considerado centro de excelência e tem ministrado cursos que chamam a atenção pelo alto grau de profissionalismo e segurança. O grupamento de elite do Maranhão vem combatendo a ação de criminosos de alta periculosidade em diversas missões em todo o estado, e dando suporte aos sistemas de segurança de várias unidades da federação, o que tem repercutido positivamente no cenário nacional, como resgate, assistência e salvamento.

No início, o GTA contava com uma estrutura composta de um helicóptero esquilo e poucos policiais, que operavam atendendo a todos os chamados. O embrião foi inspirado nos moldes da extinta coordenadoria geral de operações aéreas do Rio de Janeiro.

Com os investimentos estaduais, o GTA teve um incremento considerável na sua frota de aeronaves e veículos, operando atualmente com dois aviões Cessna 210 Centurion e dois helicópteros modelos esquilo e um helicóptero modelo BK 117 C-2 (EC-145).

Fonte: SSP/MA

3 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS NOBRES COMPANHEIROS PELA EXCELÊNCIA DO SERVIÇO COMO TAMBÉM PELO ALTO GRAU DE CONHECIMENTO TÉCNICO E TÁTICO. NORDESTINO SIM SENHOR!!!

  2. Gostaria de parabenizar os nobres colegas do G.T.A. por mais esse empreendimento que, como tudo que realizam, com certeza será coroado de êxito, o que pude constatar pessoalmente nas duas oportunidades que tive de estar estagiando nessa unidade, o que acrescentou em muito em minha formação profissional, bem como no lado pessoal, haja vista os exemplos de profissionalismo e companheirismo diferenciados.
    Abraços a todos.

  3. Pm,pc e cbm.Segunda a nossa constitucao orgaos de seguranca a nivel es
    adual,fico triste em ver o valor do servico do agente penitenciario prestado ao estado.nem uma vaga p/ os guerreirros do sistema penal.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

17 + 10 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários