GTAP apoia buscas a ultraleve na zona rural de Teresina/PI

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O Grupamento Tático Aeropolicial da Policia Militar do Piauí foi acionado para apoiar nas buscas da aeronave ultraleve matrícula PU-JAM, que caiu próximo ao aeródromo de Fátima na zona rural de Teresina – PI. As investigações e a procura pelo ultraleve começaram ainda no sábado (08/10) à noite e se estenderam pela manhã do domingo, dia 09/11.

Segundo o Tenente Veloso, piloto do GTAP: “As informações eram de que a aeronave tipo ultraleve possivelmente tivesse tido algum problema e o piloto, senhor Carlos Brandão, tivesse pousado em algum local desconhecido. A aeronave decolou por volta das 17h30min do sábado e não retornou para o pouso. Estavam abordo o piloto Carlos Brandão e seu neto Lucas Brandão, que sempre voavam nos finais de semana.

GTAP 2

O Ten Cel Gomes, comandante do GTAP fez um planejamento estratégico e um mapeamento da área e por volta das 05h da manhã do domingo iniciou-se uma operação aérea de busca, utilizando-se da aeronave PR-HGH, Águia 03 do GTAP em coordenação com mais três aeronaves tipo ultraleve dos amigos do piloto Carlos Brandão, um dos fundadores do clube do ultraleve de Teresina. Foi feita uma varredura área com a utilização do helicóptero, entre pontos do setor norte para o setor sul do aeródromo de onde a aeronave decolou até as cidades próximas do ocorrido. Após aproximadamente 02h00min de buscas, infelizmente, foi constatado a queda do ultraleve pilotado pelo Senhor Carlos Brandão, vitimando fatalmente o piloto e seu neto de apenas cinco anos.

GTAP 1

O Tenente Veloso, destacou que a equipe do GTAP foi preparada para o resgate. “O helicóptero aproximou e vimos que tinha uma área que poderíamos pousar, nós pousamos próximo ao acidente e constatamos que havia a necessidade de abrir um caminho pela mata para ter acesso ao ultraleve, por ser um local de difícil acesso. A equipe de busca e voluntários se utilizando de foice, facão e outras ferramentas conseguiram abrir um acesso até a aeronave. Ao chegar ao local foi verificado que realmente era a aeronave que procurávamos e que infelizmente o Sr. Brandão e seu neto, devido ao impacto da queda, vieram a óbito”.

GTAP 3

O Tenente Veloso destacou ainda que o piloto, Sr. Brandão, como intuito de proteger o neto, antes do impacto, abraçou-o na tentativa de protegê-lo: “devido sua experiência em voo, possivelmente quando tentou pousar a aeronave e sentiu a perda de controle dos comandos e a perda de sustentação da mesma, abraçou seu neto na tentativa de salvá-lo do impacto. Nós estávamos preparados para realizar o resgate, mas infelizmente não foi possível”, afirmou.

Fonte: GTAP/PI

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários