GTAP/PI apoia SERIPA II no combate ao perigo aviário

O CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos realizou na tarde do dia 24/05/2011, um levantamento dos principais focos atrativos de aves em Teresina, para compor um plano de risco aviário brasileiro que será enviado à ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil.

Equipe do CENIPA – Regional Nordeste, composta pelo Ten. Castelo e Sgt. Geilson, juntamente com o coordenador de segurança da Infraero no aeroporto de Teresina, Marcílio, sobrevoam as regiões da capital, no helicóptero da Polícia Militar do Piauí, pilotado pelo TC Gomes que auxilia na vistoria.

Segundo o Ten Castelo, foram mapeadas algumas regiões próximas ao aeroporto, as que circundam o aterro sanitário, as lagoas da região norte, uma área próxima a curva São Paulo e a vizinha cidade de Timon-MA, que são pontos críticos de  de aves, principalmente urubus, possíveis causadores de acidentes aéreos.

O CENIPA realiza uma Recomendação de Segurança Operacional (RSO) que é uma ação, ou conjunto de ações, dirigida a um determinado órgão e referente a uma circunstância específica, formulada e emitida com o objetivo de eliminar ou controlar uma situação de risco para a segurança de passageiros e tripulantes.


Fonte: GTAP/PI


 

1 COMENTÁRIO

  1. Além das ações já realizadas ou em realização nos aeroportos de modo geral, tanto no Brasil como no exterior, sugere-se medidas de preparação do terreno na ASA (Área de Segurança Aeroportuária) e nos arredores (20Km)tornando inadequada a formação de ninhos (nidificação) e instalação de equipamentos ópticos afins de mitigar a presença de aves.
    Vide Site: http://www.vanellus.com.br
    Ítem “Idéias Inovadoras”

    Mais informações: [email protected]

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

20 + sete =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários