GTAP/PI realiza treinamento de salvamento aquático

O Grupamento Tático Aeropolicial – GTAP da Polícia Militar do Piauí, realizou no dia 09 de abril, um treinamento visando capacitar seus tripulantes para saltar do Helicóptero Águia 2 e resgatar vítimas de afogamento.

Apesar deste tipo de helicóptero não ser multimissão, composto com os equipamentos necessários para esse tipo de operação, contendo guincho e gancho, com a retirada da vítima através do içamento, demonstrou ser de grande valia ao levar o tripulante até o local com a remoção da vítima através de arrasto até a margem.

O treinamento foi realizado com toda segurança na Barragem do Bezerro, na cidade de José de Freitas, a 47 km de Teresina. Dentre as várias atividades, mereceram destaques: a abordagem do afogado, técnicas de retirada e de transporte e a identificação dos sinais vitais.

O Piauí possui litoral e inúmeros açudes e balneários que, em certas épocas do ano, recebem visitantes de diversas cidades, inclusive de outros Estados, sendo o GTAP integrante das operações de veraneio. Com esta nova ferramenta de trabalho, que demonstrou ser viável, estaremos objetivando diminuir o número de afogamentos existente em nossos rios e açudes.

O objetivo do treinamento é tornar os policiais ainda mais condicionados fisicamente para atender ocorrências desse nível. “Treinamento e simulação constantes, fazem parte da rotina de trabalho do GTAP, preparando nossos homens para qualquer situação. Estamos prontos para atuar de forma rápida e competente, observando os princípios da segurança de voo”, afirma o comandante do GTAP – Ten Cel Gomes.


Fonte: GTAP/PMPI


1 COMENTÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

16 + dezenove =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários