GTA/SE é a primeira unidade do Brasil a usar óculos de visão noturna

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Policia Militar de Sergipe começou a utilizar óculos de visão noturna neste sábado (19), terceiro dia do Pré-Caju que acontece em Aracaju. Essa é a primeira vez que o equipamento é utilizado por forças policiais no Brasil, segundo o coordenador do GTA, major Fernando Góes.

Os Night Vision Goggles (NVG) são importados dos Estados Unidos e fabricados apenas por duas empresas no mundo. O equipamento permite que pilotos de helicóptero enxerguem até cinco quilômetros de distância em locais sem nenhuma visibilidade, o que aumenta a capacidade de alcance em uma operação.

O Governo do Estado de Sergipe investiu cerca de R$ 500 mil na compra do equipamento e no treinamento da tripulação. No país, somente a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército utilizam os óculos de visão noturna, que são iguais aos que foram utilizados durante a operação das forças militares dos EUA para a captura do terrorista Osama Bin Laden.

O equipamento será utilizado para auxiliar na segurança de voos. Para isso, 12 policiais foram aos Estados Unidos para receber treinamento teórico e prático.

“Os óculos vão ser essenciais no monitoramento de grandes festas populares, além de buscas no mar, mata fechada e em lugares desertos. É um ganho de valor incontável para a preservação da vida humana”, afirma o piloto Fernando Telles.

Fonte: G1

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos companheiros do GTA-SE!! O GTA-Amapá fica feliz em saber que o governo sergipano investe nas Operações Aéreas e valoriza seus profissionais… Graaande Figueroa (LULA)!!!

  2. A todas unidades,
    É com enorme prazer que ressalto a matéria sobre os óculos de visão noturna (NVG) e informar a TODAS unidades aéreas que estarão sendo convidadas ( data a ser definida) a uma palestra em Aracaju , para informar os procedimentos e falhas que tivemos para colocar em operação esses óculos. Graças ao esforço do ex- coordenador ( atual Cmte Geral da PM/SE Cel. Iunes e do atual Maj. Fernando Goes), conseguimos emplacar essa vitória.

    O GTA-SE é uma unidade pequena porem com grandes profissionais e amigos. Venho aqui agradecer a todos que contribuíram para o sucesso desse projeto. Maiores informações podem ser solicitadas ao Maj Cesar ou Cap Danilo (GTA /SE (79) 3241-2366).

    Parabéns a todos

    Fernando Telles
    PLAH 502

Escreva um comentário

2 + seis =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários