Guarda-vidas fazem treinamento com aeronave na Praia do Francês

Alagoas – O Grupo de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas realizou, nesta sexta-feira, 13, na Praia do Francês, um treinamento com a participação do Arcanjo 01, helicóptero da Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres) utilizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

“Estamos seguindo o nosso planejamento estratégico publicado em 2014. Todo mês realizamos um treinamento com diversas oficinas e hoje tivemos esse treino inédito com a aeronave”, explicou o tenente coronel CB Reinaldo Moura, comandante do GSA.

image

O grupo está adquirindo equipamentos de salvamento aquático com aeronaves, entre eles o puçá, uma espécie de rede que facilita o resgate de vítimas à deriva. Dentro de um prazo de até três meses a tripulação do Arcanjo 01 será composta também por um guarda-vidas.

“Esse é um serviço que está para ser implantado com o apoio do Comando Operacional de Bombeiros da Região Metropolitana, então já começamos os treinamentos visando preparar nossos militares para quando ele for iniciado”, explicou o tenente coronel CB Reinaldo Moura.

“É muito importante estreitar esse laço porque está unindo a aviação do Estado com o serviço de salvamento aquático. Queremos fazer esse treinamento mais vezes, especializando cada vez mais a tropa e assim fazer a comunidade ganhar com um serviço de melhor qualidade”, afirmou o major CB Milton Carnaúba, piloto de helicóptero e gestor de segurança operacional.

Alan Fagner site

Além do exercício com o helicóptero, também foram realizadas oficinas de varar a arrebentação, mergulho e resgate com embarcação, seguindo com o cronograma do planejamento estratégico.

APOIO

Reinaldo Moura destacou o papel fundamental do Comando Operacional de Bombeiros da Região Metropolitana que tem dado total apoio para as ações realizadas pelo GSA.

“Agradecemos o apoio do COB, na figura do coronel Walfrânio, que tem sido essencial para que possamos concretizar nosso planejamento e que, inclusive, está viabilizando que o serviço de guarda-vidas em aeronave seja inserido no grupamento aéreo da Sedres”, ressaltou.

O comando do GSA também agradeceu o apoio do Centro de Assistência do CBM que disponibilizou uma viatura de suporte avançado, uma médica e uma enfermeira.

A manhã terminou com uma corrida de volta ao posto do Francês, onde havia um café da manhã com frutas e sucos para todos os militares.

Fonte: Agência Notícias Alagoas, Alan Fagner .

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

18 + 15 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários