Guardião 05 resgata turista na chapada diamantina

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Bahia – No dia 21 de janeiro o Guardião 05 decolou para apoiar o 11º GBM/Lençóis do Corpo de Bombeiros no salvamento de um turista que, ao pular de uma rocha de 18 metros de altura, sofreu lesão grave. No aeroporto de Lençóis a equipe do Guardião encontrou-se com o Cap BM Murilo (Corpo de Bombeiros) e com a Ten PM Okasawa (CIPPA – Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental), Oficiais responsáveis pela missão do resgate terrestre.

Devidamente coordenados, a tripulação seguiu para o resgate. A vítima já estava sendo auxiliada pelos PM da CIPPA, prepostos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e acompanhantes da caminhada.

DSC05196

Num ponto da Chapada Diamantina entre Lençóis e o Capão, durante a trilha, os aventureiros pularam das rochas, de uma altura de cerca de 18 (dezoito) metros, para um lago. Os dois primeiros efetuaram o toque na água sem problemas, porém a vítima caiu com o corpo inclinado e sofreu a lesão (suspeitava-se de fratura de bacia).

A Chapada Diamantina apresenta-se cheia de beleza, magia e surpresas, em contrapartida elevadas altitudes e calor excessivo durante o dia dificultam a operação nesta região da Bahia, aumentando os riscos para a aviação. Entretanto, o gerenciamento do risco e a consciência situacional oferecem as condições para o cumprimento da missão.

Necessitando de ajustes e estabilização para o resgate aéreo, o Cap BM Murilo ficou no local para preparar a vítima e neste intervalo o helicóptero transportou para o aeroporto de Lençóis os PM da CIPPA.

Devidamente preparada para a sua remoção, a tripulação composta pelo Maj PM Wolney (Comandante de Aeronave), Cel PMPB Pontes (Oficial de Operações Aéreas) e o Tripulantes Operacionais: Ten PMPB João Neto, Sgt PM Mamédio e Sgt PM Lins, assumiu os trabalhos com a vítima – Rodrigo Santos Poggio, de 26 anos, natural de Salvador/BA, que foi conduzida para o posto de saúde do distrito de Tanquinho de Lençóis, para uma avaliação médica.

Enquanto era realizada a mencionada avaliação, foram transportados os outros colaboradores do salvamento. O sr Rodrigo Poggio foi conduzido ao aeródromo por uma ambulância e acomodado no Guardião 05 para o seu transporte até Salvador.

Em trabalho em conjunto com o SAMU, a ambulância já aguardava a tripulação no heliponto do DPT (Departamento de Polícia Técnica), com a médica Patrícia e equipe para a realização do intermodal da vítima para o Hospital Aliança.

Confira as fotos do salvamento:

- Anúncio -

2 COMENTÁRIOS

  1. Belíssimo trabalho. É sempre inspirador ver irmãos de asas fazendo o que para muitos pode parecer impossível.
    Parabéns a equipe que participou do resgate e representou com maestria o GRAER.

    OPERAÇÕES AÉREAS!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários