“Guardiões da Vida” – Um ano de atuação do BOA/CBMSC

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Comandado pelo Tenente Coronel BM Edupércio Pratts, foi criado pelo Decreto Estadual nº 2966, de 02 Fevereiro 2010, ao qual compete as operações de busca e salvamento com aeronaves, e missões afetas aos bombeiros e defesa civil em todo o território catarinense, bem como atividades de contra incêndios no Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Solenidade de 1 ano do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

O BOA possui 03 (três) Pilotos comandantes de aeronaves, 07 (sete) Co-pilotos (Comandantes de Operações Aéreas), e 12 (doze) Tripulantes Operacionais, e 33 Bombeiros Militares especializados em contra incêndios em aeronaves.

Trabalham conosco, em pareceria, integrantes do Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU-SAMU), os quais integram os serviços aéreos com uma equipe composta por 09 (nove) médicos (as) e 09 (nove) enfermeiros (as), com experiência em suporte avançado de vida aeroespacial.

A parceria inédita entre os Bombeiros e o SAMU para as missões aéreas tem obtido grande êxito, com o atendimento de 730 ocorrências até a presente data, com atendimento direto de 645 pessoas (dentre acidentes de trânsito, parada cardio-respiratória, traumas, AVC, salvamentos no mar, etc), entre 20 de janeiro de 2010 e 02 de fevereiro de 2011, com um total de 508 horas operacionais voadas.

Para comemorar o primeiro ano de atuação, foi realizado nas dependências do BOA, na data de ontem (02/02) uma solenidade, contando com a presença de várias autoridades civis e militares.

A parceria Bombeiros, Secretaria de Estado da Saúde e SAMU, está na vanguarda nacional, através do seu Vetor Aéreo. O serviço de segurança contra incêndios do BOA, garante a prevenção e a segurança de 2.669.000 passageiros que transitam anualmente no aeródromo do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, porta de entrada de nosso potencial turístico, e que nos meses de verão temos um média de 300.000 passageiros mês.


Fonte: CCS Cmdo Geral/BOA


8 COMENTÁRIOS

  1. Aos meus amigos e irmãos catarinenses, os meus votos de congratulações pela nobre comemoração. Apenas um ano de vida e muitas realizações.

    TC BM Rogério.

  2. Parabéns pela passagem do 1 ano de existência, salvando muitas vidas, com uma parceria certeira.
    A visão empreendedora do Ten Cel Edupércio, em buscar uma parceria inédita junto ao SAMU, é simplesmente a soma de resultados com objetivo único, salvar vidas.
    Parabéns ao BOA e seus integrantes, que muitos aniversários venham e muitas vidas continuem a ser salvas.
    Voar, pairar, salvar.

    Giovanni Matiuzzi Zacarias
    Cap BM – BOA/CBMSC

  3. O BOA/CBMSC é exemplo de Unidade Aérea, fruto da perseverança do Ten Cel Edupércio e daqueles que acreditaram no seu sonho.
    Gostaria muito de ter estado presente na solenidade, não pude, infelizmente.
    Me resta dizer aos amigos do BOA que sou grato pela forma que fui recebido por todos os que fazem a Unidade. Voltarei, no mínimo para vizitá-los.
    Que Deus abençoe a todos e faça com que vocês continuem a crescer e crescer.

    Evilásio César Ramos Formiga

  4. Bom dia caros amigos (as). No dia 02 Fev 2011, o BOA/CBMSC comemorou seu primeiro aniversário, e teve sua solenidade prestigiada por várias autoridades militares e civis. Foi realizada uma prestação pública de contas, com a apresentação dos resultados obtidos pelo BOA/CBMSC e GRAU/SAMU, em sua parceria.
    Grato pelo apoio dos amigos. Fraternalmente, EDUPÉRCIO PRATTS – Ten Cel BM Cmt BOA/CBMSC

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezenove − um =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários