Gupamento Aéreo da PM da Bahia realiza transporte inter-hospitalar com o avião Grand Caravan

Bahia – O dia 09/04/2015 foi especial e será um daqueles dias que as pessoas nunca esquecem, principalmente para aqueles que trabalham salvando vidas.

No dia 08/04/2015, o Grupamento Aéreo da PMBA foi solicitado para realizar o transporte inter-hospitalar de Jeferson da Conceição dos Moreira, 18, para a cidade de Recife-PE, vítima de parada cardiorrespiratória. Ele contraiu uma provável miocardite viral que acabou evoluindo para uma insuficiência cardíaca severa, sendo necessário, na luta pela sobrevivência, um equipamento de última geração conhecido como ECMO, que mantém Jeferson vivo.

4

Pelo quadro gravíssimo que se encontrava há dez dias, entrou na fila de transplante como prioridade. Na medicina intensiva, a oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) é uma técnica médica extracorpórea usada para fornecer suporte de oxigênio para coração e pulmões em pacientes nos quais estes órgãos estão com a função muito prejudicada. É utilizada para se conseguir a depuração de dióxido de carbono e oxigenação do sangue de forma independente do pulmão nativo.

Pioneiros neste tipo de transporte inter-hospitalar, no qual a vida do paciente é administrada, com a equipe médica a bordo, pela utilização do ECMO, a tripulação do GRAER composta pelo Maj PM Ednaldo, Cap PM Solon e o Sgt PM Lins, decolou com o Cessna Grand Caravan, Guardião 08, de Salvador-BA às 10h30min com destino à cidade de Recife-PE.

3

A bordo estavam o Dr. André Rodrigues Durães, cardiologista e chefe da equipe médica, Dr. Felipe Cardoso Barbosa Guimarães, médico intervencionista do SAMU, Sr. Anísio Silva Freire Filho, perfusionista, o paciente Jeferson e sua genitora, Sra. Maria da Conceição Santana.

Aproximadamente duas horas após a decolagem, o Guardião 08 pousou no Aeroporto Internacional dos Guararapes cumprindo mais uma missão com sucesso. Mais uma vida salva por esta Unidade Aérea da Polícia Militar da Bahia, que já soma 343 ao longo de sua existência.

A busca incessante em cumprir a missão, a competência técnica dos seus integrantes, a cooperação mútua e o trabalho em equipe dos envolvidos, possibilitaram ao Jeferson da Conceição dos Moreira e sua família, ainda que nesta lamentável e esperançosa situação, ”comemorar”, coincidentemente na data desta missão, mais um ano de vida.

1

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 × 1 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários