Harpia 01 apoia Corpo de Bombeiros no incêndio de reserva em xapuri

Acre – No último sábado, dia 02 de outubro de 2010, o Harpia 01 foi acionado para apoiar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre em mais uma missão de combate aos focos de incêndios florestais registrados no interior do estado.

Desta vez o incêndio ocorreu em área de preservação ambiental da Reserva Extrativista Chico Mendes, localizado no município Xapuri, onde o difícil acesso, a grande quantidade de focos além do efetivo empregado acabaram por exigir a presença da aeronave no local.

O fogo já se alastrava havia alguns dias e consumiu lentamente da vegetação já impactada pela ação e presença humana, porém, graças à atuação rápida e precisa do Harpia 01 e da equipe do Corpo de Bombeiros, o incêndio não se alastrou pela Reserva.

Na opinião dos Bombeiros que atuaram diretamente no combate às chamas, o helicóptero tem um papel preponderante nesse tipo de ocorrência, pois sem a ajuda da aeronave seria difícil conseguir chegar a tempo de debelar o ardor ocorrido naquela área, pois a Reserva fica em um local de difícil acesso.

Após a conclusão dos trabalhos realizados pela equipe em solo do Corpo de Bombeiros, o Harpia 01 realizou o translado da guarnição terrestre e o transporte de equipamentos e materiais utilizados na atividade.

Foram empenhados em solo 28 militares do CBMAC, além da guarnição aérea comandada pelo Maj Outo, da Força Nacional e pelo Maj Albuquerque, do Corpo de Bombeiros do Acre, também com a participação dos Tripulantes Operacionais Sd PM Germano, Sgt PM Santana e do Mecânico Sd BM Trolesi.


Por Leane Gomes Teles, Piloto de Helicóptero.


2 COMENTÁRIOS

  1. Estes incêndios são iniciados em sua maioria por pessoas que tem interesse em se beneficiar de alguma forma. Em um nível menor, os brigadistas que recebem marmitex pra apagar fogo e assim não morrem de fome, e em um nível maior, os policiais e bombeiros que ganham diárias pra ir até estas distancias combater incendio. Apagar fogo perto da cidade ninguém quer.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

3 × 3 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários