Harpia 02 resgata pessoa em Moxuara/ES

Espírito Santo – Um cidadão morador de Cariacica, de nome Rondinei André, 36 anos, saiu para fazer uma trilha no Moxuara e foi surpreendido, no fim da tarde, pela tempestade que assolou a região metropolitana da grande Vitória. Por conta disso ele ficou preso na região, sendo obrigado a pernoitar no local. Na manhã de sexta, 25, ele fez contato com o CIODES pedindo socorro e de pronto o NOTAer foi acionado.

NOTAer/ES: Resgate em Moxuara

A equipe de serviço decolou então para o local a fim de primeiramente localizar Rondinei e em seguida decidir qual técnica empregar para retirá-lo do local.

Antes da decolagem, um dos pilotos manteve contato telefônico com a vítima (que havia fornecido seu número para o CIODES no momento em que ligou para pedir ajuda) procurando saber informações importantes como: seu estado de saúde, sua localização aproximada na encosta da elevação, se ele possuía sinalizador, quanto tempo ele ainda teria de bateria no celular, entre outros, além de tranquilizá-lo informando que o Harpia 02 já estava decolando.

NOTAer/ES: Resgate em Moxuara

NOTAer/ES: Resgate em Moxuara

Rondinei foi ainda orientado para que, ao avistar o helicóptero, sinalizasse com sua camisa – o que ele fez, sacudindo uma camisa amarela.

Após alguns minutos de sobrevoo, a equipe do Harpia o localizou na face sudoeste do Moxuara a aproximadamente 1.600 pés de altitude (cerca de 500 metros).

Como a condição de vento era muito desfavorável – ventos muito fortes – decidiu-se por não usar as técnicas de cesto nem de McGuire, mas sim desembarcar um tripulante operacional numa parte mais alta da encosta para que ele (o tripulante) pudesse descer pelas trilhas e resgatar Rondinei, trazendo-o para a aeronave.

NOTAer/ES: Resgate em Moxuara

O tripulante operacional então foi deixado na encosta e desceu pelas trilhas enquanto os pilotos, via telefone, orientavam Rondinei sobre o que fazer. O tripulante localizou a vítima, que já estava bastante cansada, e realizou o resgate, levando Rondinei para o ponto de resgate pela aeronave.

NOTAer/ES: Resgate em Moxuara

O cidadão foi em seguida entregue, ainda em Cariacica, a uma guarnição do Corpo de Bombeiros que estava apoiando a equipe do Harpia 02 a fim de ser transportado para o hospital mais próximo para receber todos os cuidados médicos necessários.

Fonte: fanpage NOTAer/ES

1 COMENTÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

quinze − 9 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários