A Marenco Swisshelicopter anunciou o início da montagem de protótipo de seu helicóptero monomotor leve SKYe SH09. A empresa, que lançou seu design diferenciado durante a Heli-Expo 2011, em Orlando, está atualmente construindo a aeronave no aeroporto de Mollis, perto de Zurique/Suíça, e planeja fazer seu primeiro voo no final deste ano.
Mathias Senes, diretor comercial da empresa, declarou que estava extremamente impressionado com a resposta do mercado à apresentação da aeronave no evento. A empresa confirmou vários pedidos ordens iniciais para a aeronave durante a Heli-Expo, em 2011. Neste ano, a Marenco anunciou o recebimento de mais quatro encomendas antes da abertura da feira, elevando o número total de encomendas do SKYe SH09 para 15 aeronaves .
“Nossos clientes estão ansiosos para ter a aeronaves entregue em 2015”, disse Senes. “Já encomendamos as turbinas, e estamos planejando iniciar os testes no solo em meados de 2012.Estamos trabalhando duro para efetuar o primeiro voo da aeronave antes do final de 2012. “
A aeronave usará a turbina Honeywell HTS900 e uma suíte de aviônicos desenvolvida pela Sagem. Desde que a aeronave foi exibida pela primeira vez, o projeto passou por uma série de mudanças externas, embora estas não foram incorporadas no mock-up em exposição na Heli-Expo. A aeronave de produção contará com painéis de plexi-glass maiores, que proporcionarão um aumento de visibilidade à tripulação.
Entre os pilotos terá uma janela de referência vertical que lhes permite olhar diretamente para baixo, para a carga externa ou o local de pouso abaixo. Outras mudanças incluíram um novo sistema de escapamento, e o projeto mantém o rotor de cauda carenado, chamado pela empresa de Maestro.
Com um peso máximo de decolagem de 2,800 kg, capacidade de piloto mais sete passageiros em bancos anticrash individuais, portas traseiras em concha e capacidade de carga externa de 1,500 kg, a empresa espera que a aeronave tenha uma autonomia de cinco horas de voo e um alcance máximo de 800 km.
A empresa espera construir 10 aeronaves no primeiro ano, e dobrar a produção no segundo ano, antes de aumentar para 40 aeronaves no terceiro ano, e teriam capacidade de produzir entre 80 a 100 aeronaves por ano até 2020.
Marenco está surpreso com o ceticismo em relação aos seus planos ambiciosos, mas assinala que sua nova aeronave SKYe SH09 é primeiro novo projeto de helicóptero monomotor a surgir em muitos anos.
Embora o EC130T2 lançado no show desta semana seja na mesma categoria, o design do EC130 remonta a cerca de 15 anos atrás. Com muitos fabricantes estarem interessados no setor de aeronaves bimotoras leves, a Marenco tem esperanças em conquistar um nicho de mercado fora do escopo dos grandes fabricantes.
Fonte: Shephard