Águia 19 é entregue a Polícia Militar de Piracicaba

Nesta quarta-feira (18) foi entregue o helicóptero Águia 19 para Polícia Militar de Piracicaba. O evento realizado na sede do CPI 9, na Rua Américo Vespúcio, 438, no bairro Algodoal. O equipamento custou R$ 6 milhões, tem capacidade para seis pessoas e vai ser usado em diferentes missões, como resgate, policiamento e combate a incêndios.

Águia 19 do GRPAe. Foto: Ricardo Gabriel do Santos

Na cerimônia, estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o comandante geral da PM, Álvaro Batista Camilo, o prefeito municipal Barjas Negri e o comandante do Comando do Policiamento do Interior (CPI 9), Hélio Verza Filho. A solenidade também foi prestigiada por prefeitos e militares, delegados da região e empresários.

Piracicaba é umas quatro cidades escolhidas para a receber os novos Águias da PM. Também foram contemplados São José do Rio Preto, Sorocaba e Presidente Prudente. Batizado de Aguia 19, a aeronave abrangerá 52 municípios, atendendo um população estimada em 3 milhões de pessoas.

O comandante geral da PM disse que a aeronave apoiará o policiamento ostensivo, potencializando as ações preventivas contra a criminalidade. O águia representa um salto na qualidade do atendimento da corporação à população, propiciando maior sensação de segurança. Destacou ainda a parceria com a Prefeitura, que não evitou esforços para que o município e toda região fossem contemplados com este radiopatrulhamento aéreo.

O secretário de Segurança explicou que, com a chegada dessas novas aeronaves, todas as regiões do interior do Estado terão pelo menos um helicóptero Águia. “Esses helicópteros vão estender, de forma permanente, o serviço de radiopatrulhamento aéreo para três regiões do interior do Estado: São José do Rio Preto, Sorocaba e Piracicaba”, ressaltou Ferreira Pinto. Disse que se esta aeronave salvar uma vida, já valeu a pena o investimento.

O prefeito Barjas afirmou que a vinda do águia para atender Piracicaba e Região é um antiga reivindicação, demonstrando o acerto da política estadual de segurança. Ressaltou que a aeronave complementa o trabalho da Polícia Militar em Piracicaba. A concretização do águia é uma conquista importante, se consolidando como mais um aliado importante no combate à criminalidade. Desde o início da nossa Administração estamos captaneando ações para melhorar as condições de segurança da cidade.

Segundo o prefeito, o desmembramento de Campinas possibilitou a instalação do CPI-9, permitindo que o município recebesse nos investimentos, com ao aumento do efetivo da PM e viaturas e a vinda do águia. Isso é fruto de um trabalho coletivo de 04 anos e a população terá uma percepção mais clara do trabalho feito para a melhorar as condições de segurança na cidade.

Barjas mencionou que durante vários anos, a sociedade almejava contar com um departamento especial da Polícia Civil e o município conquistou o Deinter, proporcionando maior integração entre as polícias da região, que unirão estratégias para dar maior segurança à população. Citou também outros avanços, como a implantação do monitoramento eletrônico- 74 câmeras; o Disque-Denúncia- 181, aquisição de novas viaturas para a GM e a substituição de lâmpadas em praticamente toda a cidade. São esforços para a ampliação da segurança em vários níveis, completa o prefeito.

Especificações técnicas do Águia

Os novos helicópteros, com capacidade para seis pessoas, são equipados com rádios digitalizados – que permitem a comunicação sem o risco de interceptação; ‘Moving Map’ – um pequeno computador a bordo da aeronave, que fornece mapas e cartas de rotas de um município; farol de busca para localização de pessoas durante o período da noite; guincho para resgate de pessoas e objetos; equipamentos médicos de resgate, como maca para remoção, equipamentos de ressuscitação, aparelhos para oxigênio, cordas e ganchos; esqui com degrau estendido; plataforma com degrau para embarque e desembarque de tripulantes com maior segurança; e GPS Garmin – um identificador de coordenadas de alta definição, que possui interface de alta qualidade e fácil acesso.

Foto: Luiz Augusto Barrichello Neto

Fonte 1: Jus Brasil, por João J. de Souza

Foto1: Ricardo Gabriel do Santos

Foto 2: Cláudio Mariano para ABNotícias


13 COMENTÁRIOS

  1. A INTERIORIZAÇÃO DO APOIO AÉREO NAS AÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL, NO INTUITO DE ABRANGER O ESTADO COMO UM TODO, É UM FEITO A SER ALMEIJADO POR TODOS OS GRUPAMENTOS DO BRASIL.
    NOSSO CLIENTE MERECE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE EXCELÊNCIA.
    APENAS UM PEDIDO, SE O GRPAE PUDER DISPONIBILIZAR O ESTUDO QUE FOI FEITO PARA QUE A INTERIORIZAÇÃO FOSSE IMPLANTADA, SEREMOS GRATO, POIS SERVIRÁ DE “NORTE” PARA OUTROS GRUPAMENTOS DO BRASIL.
    GRATO,
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  2. Aos “Águias” de Piracicaba, meus amigos…
    Está consumado, os céus da cidade, cantada em verso e prosa, agora contam mais um importante símbolo para a sua segurança da população: o Águia. Nós da BRpAe – Campinas cumprimentamos o Cap PM Mazzocato e sua equipe, em especial o Cap PM Edgard, o Sd PM Marcelo Silva, fiéis companheiros com quem compartilhamos inesquecíveis missões.
    Aos amigos nossos votos de sucesso, rogando que Deus lhes conceda a graça de apreciar o pôr-do-sol, emoldurando o Águia, ao final de cada dia, com a sensação do dever cumprido.
    Cordiais Cumprimentos.
    Cap PM Hervem e sua Equipe
    BRpAe-Campinas

  3. Tive o prazer de conhecer, ontem, o Águia 19 da gloriosa Polícia Militar de São Paulo, em passagem por Limeira no dia 20/08. Agradeço aos pilotos e equipe pela acolhida. Reforço certo para a segurança pública da região. Meus parabéns!
    Luiz Augusto Barrichello Neto – Juiz de Direito Titular da 2a Vara Criminal de Limeira.Diretor-adjunto de segurança da APAMAGIS

    • Parabéns e boa sorte para todos da nova base !
      Conte com a “sua irmã mais velha” para o que precisarem !
      Abraço a todos.
      1º Ten PM Mena Barreto
      Scmt BRPAe – Presidente Prudente

  4. Parabéns a Piracicaba e a polícia militar do CPI9, desde o tempo do então coronel Alaor ( amigo do IBEMA )essa máquina era esperada, e agora concretizado, com o esforço do comandante Álvaro e demais pessoas. O IBEMA fica feliz, onde certamente podera contar com mais essa apoio aéreo nas questões ambientais quando se fizer necessário.

    IBEMA – Instituto Brasileiro da Ecologia e Meio Ambiente
    sede central em S. Paulo capital 11.7187.4489
    representante em Piracicaba delegado ambiental jairo Jose Ap. de Campos 19.9791.7958

  5. acho muito legal quando se fala de segurança e se tratando de um helicoptero novo e com certeza ira ajudar muito a populaçao que mais preçisa de ajuda e ressaltando parabens a policia militar e aos pilotos do aguia que fazem um exelente trabalho aereo parabens a todos

  6. ESTOU AGRADECENDO COMO CIDADAO PELOS SERVICOS PRESTADOS DA POLICIA MILITAR E PELO AGRUPAMENTO DO AGUIA NA MINHA CIDADE QUE O AGUIA E POLICIA MILITAR MORO EM SAO JOAO DA BOA VISTA NO EVENTO QUE TE A FESTA DA EAPIC O AGUIA E POLICIA MILITAR FOI EXENCIAL PRA QUE O EVENTO OCORRESSE COM SEGURANCA
    ABRACOS DE UM CIDADAO QUE RECONHESSE O SERVICOS PRESTADOS A POLULACAO

  7. Ao Exmo.comandante da região,que recebeu a mais nova aeronave, esta de parabens, somente assim os trabalhos de buscas e resgates ficaram mais facil a toda equipe de serviço.

    att.

  8. PREZADOS COMANDANTES RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO DE SEGURANÇA PUBLICA DE PIRACICABA

    EM NOME DA CSJ METALURGICA S.A. AGRADEÇO A POLICIA MILITAR E SEUS REPRESENTANTES EM ESPECIAL O CABO ANIBAL E EQUIPE QUE NOS AUXILIARAM COM RAPIDEZ E EFICIÊNCIA COM UMA POSTURA ÉTICA E PROFISSIONAL INVEJÁVEL.

    SEGUE AQUI NOSSO AGRADECIMENTO.
    OBRIGADO

    SILVIO MORAES
    DIRETOR INDUSTRIAL

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezesseis − doze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários