Helicóptero Águia atuou em pelo menos 10 focos de incêndio em Araçatuba/SP

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O incêndio que atingiu a mata que fica em uma área dentro do antigo Country Clube de Araçatuba precisou da ajuda do helicóptero Águia da Polícia Militar de São Paulo para ser controlado. Em entrevista ao jornal O LIBERAL o 1º tenente Rui Paulo Galletti explicou que desde quando a aeronave passou a atuar em Araçatuba, em maio do ano passado, esta foi a primeira vez que a equipe atuou no combate a um incêndio de grandes proporções.

Conforme explicou o 1º tenente, o helicóptero prestou apoio aos bombeiros em solo por aproximadamente três horas. Durante este período foram feitos 30 lançamentos de água em mais focos de incêndio espalhados pelo local. Para lançar a água foi utilizado um equipamento de combate a incêndio, algo parecido com uma sacola gigante, que fica acoplada na parte debaixo do helicóptero.

Rui Galletti explicou que em cada foco de incêndio foram feitos entre dois e três lançamentos. Sendo que em cada lançamento eram despejados aproximadamente 500 litros de água sobre as chamas, totalizando cerca de 30 mil litros no fim da operação. O volume de água carregado pelo equipamento corresponde a 90% da capacidade total, que é de pouco mais de 500 litros de água.

O 1º tenente Rui Paulo Gaulletti disse que a existência de uma lagoa artificial próxima ao local do incêndio favoreceu o trabalho de combate às chamas. “O deslocamento da aeronave do local do incêndio para o abastecimento de água era muito pequeno”, disse Galletti.

O trabalho de encher o equipamento era controlado por um oficial em solo, que orientava o piloto na descida. Além do 1º tenente, piloto do Águia, participaram da operação o tenente Tarik, que atuou como copiloto do helicóptero Águia da Polícia Militar, além dos lançados, o cabo Mozena e o soldado Rocha. “Essa é uma das várias missões do helicóptero Águia”, concluiu o 1º tenente Rui Paulo Galletti.

Fonte: Jornal O Liberal.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários