No dia 07/04, por volta das 17h, a 2ª Cia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina decolou para resgatar uma mulher com hipotermia no Monte Crista em Joinville.
Infelizmente, devido ao mau tempo e com a chegada da noite não puderam acessar o cume do morro Monte Crista, mais notadamente onde estavam os acampamentos dos montanhistas.
No dia 08/04, ao nascer do dia, equiparam a aeronave e após o “briefing” da guarnição foram acionados para outro resgate de 3 montanhistas que se perderam devido à neblina e ficaram “ilhados” em um local inacessível, o qual só perceberam a situação real em que se encontravam após a melhora do tempo.
Por volta das 08:30h o Águia acessou o local, situado a mais de 1.200 metros de altitude, e através de embarque com pouso em um esqui conseguiram acessar os três montanistas e os deixaram no alto do Monte Crista.
No mesmo local foram ao encontro da mulher com hipotermia e após atendimento dos socorristas a colocaram na aeronave. Uma outra mulher, que estava com intoxicação medicamentosa, pois havia ingerido relaxante muscular devido ao esforço excessivo, estava passando mal, com fortes tonturas e não conseguiria suportar as cinco horas de descida.
Assim, desceram o Monte com as duas mulheres embarcadas na aeronave, onde deixaram a mais grave no Hospital São José e a outra com os familiares, os quais foram acionados para que viessem buscá-la na Base da 2ª Cia do BAPM, tendo em vista que seu estado não era grave.
A guarnição de serviço do Águia 01 da Polícia Militar era composta pelo Cap Machado, Cap Reisdorfer, Sd Mello e Sd Carpes.
Fonte e fotos: 2ª Cia do BAPM.