Bahia – Equipes do Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia que trabalham em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram duas remoções aeromédicas de pacientes críticos, vítimas de acidente vascular cerebral (AVC).
O primeiro acontece na noite (22h30) de quarta-feira (07). O helicóptero Guardião 02 foi acionado para transportar uma mulher de 51 anos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, para o Hospital do Subúrbio em Salvador. Como o serviço de ferry boat encerra às 22h e o transporte por terra, em ambulância, estava estimado em mais de 3h, a única alternativa viável era o transporte aéreo.
Com uma médica e um tripulante operacional a bordo, o helicóptero pousou no estádio de Vera Cruz, embarcou a paciente, e seguiu para o Hospital do Subúrbio, onde, cerca de 10 minutos depois, a paciente, em estado grave, foi recebida pela equipe médica.
O segundo atendimento aconteceu na tarde de quinta-feira (08). Uma mulher de 82 anos, vítima de AVC, foi transportada no Guardião 05 da Unidade de Saúde da Família da Ilha de Maré para o Hospital Municipal de Salvador. A equipe pousou na faixa de areia para o embarque da paciente. Após estabilizada, a paciente foi transportada com acompanhamento médico até Salvador, onde foi recebida pela equipe do hospital.