Policias do Serviço Aeropolicial (SAER) combateram, na última quarta-feira (19/09), um incêndio de grandes proporções que atingiu a vegetação nativa da área de proteção ambiental de Gericinó-Mendanha, no município de Mesquita. No combate os agentes fizeram uso do helicóptero Águia 03 da Polícia Civil, fundamental para controlar o fogo, pois era impossível o acesso de equipes por terra.
De acordo com os agentes, para apagar o fogo, foi utilizada a água de um pequeno lago, situado a cerca de 1km do local, e um equipamento conhecido como ‘Bambi Bucket’ , um sistema equipado com uma válvula externa que permite lançar o jato de água com precisão no alvo.
O equipamento, acoplado à aeronave, precisou ser enchido diversas vezes até que o fogo fosse totalmente controlado, o que ocorreu pouco antes do anoitecer.
Ainda segundo os policias, durante a ação, foi necessário o desembarque de agentes numa pequena estrada, para ajustes constantes do sistema, e também o reabastecimento da aeronave em terra, que contou com o apoio do Exército Brasileiro.
Fonte e fotos: Polícia Civil do Rio de Janeiro.