Helicóptero da Polícia Civil/SC tem papel fundamental no socorro às vítimas de Mirim Doce

A população de Santa Catarina, principalmente do município de Mirim Doce, já sentiu o apoio decisivo que o helicóptero do Serviço Aéreo Policial Civil de Santa Catarina (SAER) ofereceu, desde o dia 23/01/11, em socorro às pessoas atingidas pelas chuvas causadas nos últimos dias.

Comandante Djalma / Foto: N/A

O SAER atendeu diretamente, com apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, cerca de 120 pessoas que estavam isoladas na localidade de Serra Velha, em Mirim Doce, no Alto Vale. Segundo o comandante do SAER, Djalma Alcântara da Silva, neste domingo (23), foram executadas 25 missões, entre transporte de Policias Ambientais, de materiais como medicamentos e, principalmente, alimentos e água potável.

“Também fizemos a retirada de uma mãe e seu filho operado de uma localidade de risco, levando-os para a casa de parentes, num lugar sem perigo”, disse o comandante. Mas ele destaca que o maior número de atendimentos é relacionado ao isolamento, como transporte de materiais e alimentos, pois local não oferece perigo de morte, salvo algumas situações específicas como esse caso atendimento, em que o SAER está vigilante e pronto a atender.

Mantimentos para as pessoas necessitadas

O comandante destaca a utilização do caminhão tanque, da Polícia Civil de Santa Catarina, que, com capacidade de 4.300 litros, possibilita que o helicóptero possa abastecer em Rio do Sul, onde está como base do caminhão. Se não houvesse esse caminhão, o helicóptero teria que viajar pelo menos até Lages para reabastecer. De Rio do Sul até a localidade de Serra Velha, são apenas 12 min. “Esse tempo agiliza o atendimento do grupo e otimiza a utilização do recurso público”, explica o comandante.

A equipe do SAER se mantém em prontidão para outros atendimentos que a Defesa Civil apontar a partir da tarde de 24/01/11.

Reconhecimento do SAER na área de atendimento aos atingidos pelas chuvas.

Em 16 de dezembro do ano passado, o SAER foi premiado com a “Medalha do Mérito Aeronáutico de Segurança Pública”. A medalha foi uma homenagem ao SAER de Santa Catarina pelos serviços prestados durante as enchentes que assolaram diversas cidades catarinenses, principalmente na região do Vale do Itajaí, no mês de novembro de 2008.


Fonte: Jornal A Comarca, Noticiário


2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos integrantes do SAER da Policia Civil-SC. Pelos serviços prestados a população de Mirim Doce e do Alto Vale. Bons vôos.
    EDUPÉRCIO PRATTS – Ten Cel BM Cmt BOA/CBMSC

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dois + nove =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários