- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Amapá – Na manhã de terça feira (11), equipe do Grupo Tático Aéreo do Amapá foi acionada pela  para socorrer o Cacique Matapí, de 70 anos, líder da Aldeia Indígena Ywyrareté, distante 103 milhas (cerca de 165 km) de Macapá.

A equipe recebeu as coordenadas geográficas do local e depois de 01h27min voando sobre a selva, localizou a aldeia. O tempo ainda não ajudou, pois choveu na região da aldeia. Segundo informações passadas à equipe, o Cacique não se alimentava há cerca de 24 horas, não conseguia andar e estava perdendo a visão.

Ao chegar, com a ajuda dos índios da aldeia, a equipe da aeronave preparou o índio para ser removido. Ele foi levado pelo helicóptero ao Aeroporto da capital e de lá foi de ambulância ao Hospital de Emergência de Macapá para atendimento médico. O retorno foi mais rápido, 1 hora de voo.

Para chegar até a estrada mais próxima, os índios precisam navegar em suas canoas por 11 horas e passar por 5 cachoeiras, sendo muito complicado conduzir uma maca pelo caminho. Sem o helicóptero esse transporte é impossível.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários