Helicóptero do SAMU 192 que será operado pela Brigada Militar foi apresentando na LAAD 2015

Rio Grande do Sul – O segundo helicóptero AW119Kx – Koala da AgustaWestland, vendido pela empresa Aeromot ao Governo do Rio Grande do Sul foi apresentado na LAAD 2015. A aquisição das aeronaves é resultado do projeto aeromédico do estado iniciado em 2012, através de cooperação técnica firmada entre o SAMU e a Brigada Militar (BM).

Apesar das polêmicas geradas pela aquisição, os modernos helicópteros estão preparados para o atendimento aeromédico, tanto para o transporte e resgate, como para salvamento. Possui todo kit aeromédico, mais guincho de salvamento, farol de busca e parte fixa do FLIR e certamente será importante para o atendimento de saúde do estado.

koala11

Os AW119 – Koala serão operados pelo Batalhão de Aviação da Brigada Militar e aguardam vistoria da ANAC e liberação de documentação para iniciarem as operações. O outro helicóptero encontra-se hangarado no Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Por enquanto estão com autorizações especiais de voo emitidas pela ANAC.

Os dois helicópteros vendidos pela Aeromot custaram para o Estado um total de R$ 26.800.000,00. A licitação ocorreu em dezembro de 2013, na modalidade pregão eletrônico, menor preço.

O helicóptero está exposto no stand da Aeromot na LAAD. Recentemente essa empresa gaúcha passou a ser distribuidora oficial da AgustaWestland, uma importante fabricante de helicópteros do mundo.

Dentre os serviços prestados pela Aeromot, ela oferece um sistema denominado “Aeroblues” que possibilita a Organização de Aviação de Segurança Pública gerenciar suas missões especiais. O sistema possui funções de gerenciamento de manutenções, gerenciamento de combustível, licenças de tripulação, planejamento e gerenciamento das Missões, além de outras funções.

A Aeromot foi a empresa vencedora da licitação feita pela SESGE que forneceu todos os sistemas de imageamento aéreo utilizados na Copa do Mundo 2014.

Conheça o helicóptero:

Fotos: Eduardo Beni.

 

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

5 − quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários