Rio Grande do Sul – Na tarde deste sábado (08), piloto da empresa Tri Taxi Aéreo, com sede em Canela, entrou em contato com o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, informando que havia sido sequestrado após realizar um voo fretado de Canela para as proximidades de Triunfo, localidade de Vendinha. O helicóptero modelo Bell 206B, prefixo PT-HOJ, foi levado pelos marginais.
O piloto informou que logo após pousar em uma fazenda, foi rendido por cerca de 6 indivíduos fortemente armados, que o mandaram desembarcar e questionaram sobre informações técnicas da aeronave e de voo com carga externa.
Logo após, foi amarrado e preso em um banheiro e viu que o helicóptero fez em sobrevoo na área. Em seguida foi colocado em um veículo Corolla e largado na Vila Dique em Porto Alegre, sem ferimentos.
O helicóptero Guapo (AW119Ke) do BAvBM decolou imediatamente a fim de realizar buscas, sobrevoando Porto Alegre e Charqueadas, principalmente, as regiões de presídios, alertando toda rede da Brigada Militar sobre o risco de eventual resgate de presos.
Na sequência dirigiram-se para a coordenada que o piloto havia informado onde teria pousado. Chegando nas proximidades, identificaram o helicóptero ainda com as luzes de posição ligadas, algumas peças ao redor e uma fita de carga externa engatada na aeronave, pronta para a decolagem.
O helicóptero Guapo solicitou reforço da Brigada Militar de Triunfo e realizou a abordagem mediante desembarque tático de seus tripulantes, os quais ingressaram na fazenda e realizaram buscas.
Os marginas não foram localizados. A equipe recebeu informações de populares que quatro homens e uma mulher tinham abandonado o local recentemente às pressas em dois veículos pratas, um civic e um corolla, em direção a BR-386.
Investigação
A Polícia Civil não descarta nenhuma hipótese e ainda trabalha para tentar identificar os autores do roubo de um helicóptero em Canela. A aeronave foi abandonada cerca de meia hora depois em Triunfo. O caso é investigado pela Delegacia de Roubo, do Departamento de Investigações Criminais (Deic). Segundo o delegado Joel Wagner, a polícia ainda trabalha para tentar identificar os dois homens que abordaram o piloto.
“Ainda precisamos apurar quantas pessoas de fato entraram no helicóptero. Segundo relatos, alguém do grupo chegou a pilotar”, diz o delegado Wagner.
Fonte e fotos: BAPM.