IBAMA treina carga externa, rapel e combate a incêndios florestais com helicópteros

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Brasília (06/08/2014) – O Ibama, por meio da Coordenação de Monitoramento e Operações Aéreas (COAer) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), promoveu no Parque Nacional de Brasília (PNB), entre os dias 22 e 31 de julho, treinamento de combate a incêndios florestais, transporte de carga externa e rapel para pilotos, mecânicos, brigadistas e agentes ambientais que operam nos helicópteros do Instituto.

O treinamento realizado neste ano contou com a participação de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN), bem como, inspetores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que acompanharam as instruções e exercícios realizados no parque nacional.

Devido a atualizações incluídas no Manual de Carga Externa (MCE), este ano o execício contou com aumento da carga de instrução com treinamento de rapel.

As atividades desenvolvidas no combate a incêndios florestais incluíram a captação de água em tanques e reservatórios naturais e o lançamento em linhas de fogo controlado, em conjunto com os brigadistas da Brigada Tiro Quente do Ibama, responsáveis pela montagem do acampamento e apoio durante todo o treinamento.

Os exercícios práticos no PNB, carga externa, rapel e utilização do Bambi Bucket promoveram a manutenção e evolução da perícia dos envolvidos, demostrando a importância do trabalho conjunto e da cooperação entre as várias instituições.

Confira as fotos:

Confira o vídeo:

Agradecimentos:

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN)
Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER)
Gerência de Apoio e Serviço Pré-Hospitalar Móvel de Urgência (SAMU)
Helisul Táxi Aéreo Ltda.
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Polícia Civil do Distrito Federal – DOA
Polícia Civil de Goiás – GT3

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários