Inaugurado heliponto municipal de Imbé/RS

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Na manhã desta sexta-feira (22/02) foi inaugurado, em Imbé, no Rio Grande do Sul, o Heliponto Municipal Delegado Wuilde Alencastro Pacheco. A solenidade, que contou com a presença do Delegado Ranolfo Vieira Junior, chefa da PCRS, familiares do homenageado e demais autoridades, foi presidida pelo Prefeito Municipal Pierre Emerin da Rosa.

O Heliponto que leva o nome in memoriam do Delegado Pacheco, precursor das atividades aéreas da Polícia Civil do Rio Grande do Sul nas décadas de 1970/80, servirá de apoio ao Serviço de Apoio Aéreo (SAA/DEIC) para o helicóptero da Polícia Civil.

Durante o evento, a aeronave Esquilo AS-350B3E, prefixo PR-HPC, permaneceu no Heliponto e foi a atração para o público e criançada, que também prestigiou a Oficina de Conscientização para o Trânsito com as mini viaturas da Polícia Civil, cuja estrutura foi montada próximo ao local, pela Divisão de Comunicação Social da Chefia de Polícia (DCS).

POLÍCIA CIVIL RS - Polícia Civil do Rio Grande do Sul

Tratativas

Por iniciativa dos Delegados Francisco Soares, Chefe SAA-DEIC, Álvaro Buttelli, Titular da DP de Imbé e do Comandante Eduardo Sperb, foi contatada, ainda em novembro de 2012, a administração que assumiria a Prefeitura do Município de Imbé-RS visando a construção, pelo  poder público municipal de um heliponto na cidade.

Tendo o então futuro prefeito, Pierre Emerim da Rosa, entendido como extremamente válida a iniciativa, face a sua importância e repercussão no âmbito regional.

Após sua posse, iniciou-se os procedimentos administrativos para inicio da obra, culminando com a sua inauguração em 22 de fevereiro de 2013.

O município de Imbé foi escolhido em razão da sua posição estratégica, localizado praticamente no centro geográfico das praias do litoral norte gaúcho. A Câmara de Vereadores prestou homenagem a Polícia Civil, aprovando a designação do “Heliponto Delegado Wuilde de Edson de Alencastro Pacheco”, precursor do uso das asas rotativas na Polícia do Rio Grande do Sul, criador da AEROPOL e responsável pela aquisição dos dois primeiros helicópteros, modelo Esquilo, AS-350B, prefixos PP-EHY e PP-EHZ, nos anos de 1981/1982.

Antes mesmo da sua inauguração, por já estar concluído e apenas aguardando agenda para o evento, o heliponto foi utilizado para realizar o transporte de uma criança ferida em acidente de trânsito pelo helicóptero da Polícia Civil, o AS-350B3e, PR-HPC, no dia 12 de fevereiro de 2013.

Fonte: PCRS

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários