Incêndio em Itupeva mobiliza helicópteros Águia de Campinas e Sorocaba

O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e funcionários da Diretoria de Viação e Serviços Públicos, da Prefeitura de Itupeva, montaram uma força tarefa para combater o incêndio, que destruía a mata nativa, na Serra da fazenda Inhandjara.

Cerca de trinta homens, com auxílio de caminhões pipas, adentraram a mata para combater os focos de incêndio que, segundo a Defesa Civil de Itupeva/SP, já destruíram cerca de 30% da vegetação da serra.

A equipe do Jornal Itupeva acompanhou, de perto, o trabalho dos bombeiros e funcionários da Prefeitura Municipal, que estavam sob comando do sargento Coutinho e do chefe da Defesa Civil, Marco Randa.

As chamas começaram há oito dias, quando os trabalhos de combate ao fogo foram iniciados. O helicóptero Águia sobrevoou e jogou milhares de litros de água na mata, principalmente nos locais de difícil acesso, onde os bombeiros não tiveram acesso.

Os trabalhos só foram interrompidos ao anoitecer, porém, terá continuidade ao amanhecer. Os helicópteros da BRPAe de Campinas e Sorocaba estão apoiando o combate ao incêndio.

O sargento Coutinho disse que “a dificuldade no combate ao fogo é grande, devido o local ser de difícil acesso e as mangueiras não alcançarem os principais focos, devido à grandiosidade da mata”.

Coutinho também afirmou que “o fogo se alastra por debaixo das folhas e galhos secos. Um terreno fofo que, diante a alta temperatura, facilita a expansão das chamas”. Ele também afirmou que boa parte do foco já foi controlada e que a fumaça, que as pessoas enxergam a longa distância, não se trata de chamas, mas, sim, de raízes e grandes troncos úmidos que geram a nuvem de fumaça.

Quanto às labaredas, ele disse que isso ocorre devido ao vento, que acende a madeira já queimada, causando novas chamas. “Este fato faz com que o fogo se alastre, porém, devido ser em local de difícil acesso, fica muito difícil combatê-la, uma vez que a vida humana também tem que ser preservada”.

Confira as fotos:

Fonte: Jornal de Itupeva / Fotos: Gilson Kameoka

4 COMENTÁRIOS

  1. Aos amigos da Base de Campinas
    Como sempre demonstrando muito profissionalismo e dedicação, ao longo da vida da Base, esse passa a ser mais um exemplo dentre muitos que ja foram realizados por vocês.

    Parabens

    Bons voos

    Sgt PM Gomes
    Trip OP
    GRPAe

  2. E aos amigos da Base de Sorocaba
    Bons amigos a qual tive o prazer de trabalhar junto e aprender muito, parabens pela atuação que possam estar trilhando o mesmo caminha da BRPAe Campinas, meu parabens a todos.

    Bons voos

    Sgt PM Gomes
    Trip OP
    GRPAe

  3. Parabéns a todos os envolvidos na atividade de combate! Nós passamos por situação difícil aqui em Minas, sabemos bem o que é combater incêndio florestal dessas proporções.

    Sucesso na missão! Fiquem com Deus, sempre!!!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

8 + 11 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários