Inovação no CIOPAer promete ser legado no pós-Copa

Mato Grosso – Imageador aéreo com sensor infravermelho eletrônico óptico. O nome da novidade é difícil mas as ações desse aparelho são conhecidas de quem assiste filmes e programas policiais. O imageador atua na segurança de multidões e perseguições. Filmadas com apoio aéreo, as imagens, mesmo à noite, permitem visualizar o tipo de vegetação e se existe alguém escondido no local.

A tecnologia será empregada durante a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e promete fazer a diferença na segurança do Estado após o Mundial.

tcsiqueira

“O imageador permitirá o trabalho de inteligência mais apurado, para monitorar a aglomeração de pessoas as imagens serão enviadas ao Centro Integrado de Comando Regional.”, explica o Comandante do CIOPAer, o tenente coronel Siqueira.

De acordo com o Comandante, durante os jogos do Mundial do Futebol serão utilizadas duas aeronaves (helicópteros) uma para a monitoração com o imageador e outra voltada ao resgate aéreo em caso de sinistro.

O aparelho também ficará como um dos “legados” da segurança para o Estado, pois após a Copa, ele auxiliará em ações como busca na mata de fugitivos, por exemplo, do modelo de roubo ‘Novo Cangaço’. A expectativa é de uma busca mais assertiva e realizada em menor tempo.

CIOPAer

Hoje o Comando possui três helicópteros, quatro aviões, e 76 homens e mulheres entre bombeiros e policiais militares, e policiais civis.

Esses profissionais compõem as tripulações das aeronaves, onde todos, independente do setor de origem, recebem o mesmo treinamento. Assim, são preparados para atuar em qualquer tipo de emprego ou demanda.

“Todos podem tripular o avião que age em situações de monitoramento e transporte de tropa, o que encurta o tempo de resposta nas ações. Enquanto o helicóptero permite a intervenção e contenção de pessoas, pois em geral, quando o transporte aéreo pousa as pessoas não se movimentam o que permite o trabalho do pessoal em terra”, explica o Tenente Coronel Siqueira.

Fonte: Circuito Mato Grosso.

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente, as atividades desenvolvidas pelo Ciopar/MT terão um ganho de qualidade em grandes proporções.
    Parabéns ao nobre Comandante e a sociedade mato-grossense.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezessete + 9 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários