- Anúncio -
Governo do Tocantins

Tocantins – Na quinta-feira (4), 10 servidores que atuam diretamente no Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER – TO), participaram de curso de instrução na Unidade de Treinamento de Escape em Aeronaves Submersas (UTEPAS), no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) da Marinha do Brasil, em São Pedro da Aldeia – RJ.

O módulo utilizado no treinamento simula um acidente aeronáutico em que, após o impacto com a água, a cabine submerge cerca de cinco metros, mantendo todos a bordo de cabeça para baixo, algumas vezes em água sem visibilidade. O objetivo é capacitar os tripulantes da aeronave da SSP a reagirem de forma rápida e coordenada em uma situação de pouso forçado sobre a água, enfatizando a melhor técnica para o escape e noções de sobrevivência no meio aquático.

Integrantes do CIOPAer de Tocantins participam de treinamento da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro

Segundo o CIOPAer, a capacitação é de extrema importância, uma vez que o Estado do Tocantins possui duas grandes bacias hidrográficas, Araguaia e Tocantins. A capital Palmas é margeada por um lago com 8 km de largura, o que justifica a necessidade de constante treinamento dos servidores, que além do risco aeronáutico, tem potencial probabilidade de realizar pouso na água, garantindo assim a sobrevivência da tripulação, caso tal evento ocorra.

Acidentes envolvendo aeronaves de forças de segurança de todo o Brasil exemplificam a necessidade de equipes de tripulantes de grupamentos aéreos como o CIOPAer estarem em constante treinamento, como o pouso de emergência de um helicóptero do Grupamento Aereomóvel (GAM), da Polícia Militar do Rio de Janeiro, no dia 14 de janeiro de 2019, na Bahia da Guanabara, devido a problemas técnicos que enfrentava quando reforçava o patrulhamento na região e que resultou na morte de um policial militar, mas cuja destreza e o treinamento específico dos demais tripulantes fez com que os mesmos conseguissem sobreviver ao impacto na água.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários