Integrantes do GRPAE/SP participam de estágio no CAVEX

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Depois de uma longa gestão, 10 integrantes do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo se apresentaram, em 04 de dezembro, no Comando de Aviação do Exército – CAVEX, em Taubaté SP, para um Estágio de Operação do Guincho Elétrico, com duração de três dias.

O Coronel Willian, Chefe do Estado Maior do CAVEX, recepcionou os policiais militares e os deixou à disposição do CIAVEX, unidade responsável para ministrar assuntos relativos à Inspeção e Manutenção do equipamento, e do 2º BAVEX, responsável pelas fases de voo e operação real com o Guincho.

No Centro de Instrução de Aviação do Exército, por meio dos Mecânicos de Voo: Sgt Ângelo, Sgt Silva Lima, Sgt Sandro e Sgt André Luiz, foram ministradas importantes instruções sobre a manutenção, as limitações e as inspeções do Guincho.

Vários simulados no solo foram realizados a fim de adequar a fraseologia durante a operação. Para tanto o Manual de Manobras da aeronave HA-1 FENNEC foi lido e estudado minuciosamente, orientando os Tripulantes Operacionais, que adaptaram e escreveram no próprio local uma sequência de fraseologia adequada às operações no GRPAe, de acordo com os seus procedimentos padronizados.

No terceiro dia do estágio foi realizada a fase de voo, conduzida pelo Cap Firmino, instrutor do 2º BAVEX, e pelo Mecânico de Voo Sgt Jackson, os quais acompanharam o Cap Adriani, pilotando o Esquilo / FENNEC “Carcará 31”.

Nesta fase todos os integrantes executaram com muito sucesso a operação real com o guincho da aeronave, utilizando uma carga inerte numa área gramada do aeródromo local. A fraseologia operacional do GRPAe também foi utilizada com sucesso e foi bastante elogiada pelos profissionais da Aviação do Exército durante o debriefing.

O Capitão PM Adriani José, integrante da BRPAe Praia Grande foi o idealizador desse estágio,que faz parte de seu projeto de pesquisa, e que se originou num Pedido de Cooperação de Instrução ao CAVEX. O oficial estuda e trabalha na reativação das operações com o Guincho Elétrico para aeronaves Esquilo no GRPAE, que estão desativadas há mais de 15 anos.

Das inúmeras situações de salvamento terrestre e aquático na BRPAe Praia Grande, onde mais de 150 pessoas foram salvas pelo Águia, em pouco menos de sete anos, várias foram as ocasiões em que o Guincho Elétrico seria a melhor, mais rápida e sobretudo mais segura forma de realizar o salvamento. No entanto optou-se pelo uso de cordas e tripulantes dependurados próximos as redes de alta tensão e longos deslocamentos suspensos pelo Mac Guire.

Apesar de se controlar constantemente os riscos nessas operações com cordas, se o Guincho Elétrico estivesse em operação, certamente os riscos seriam minimizados no tocante à exposição dos tripulantes operacionais envolvidos.

Segundo o Capitão Adriani, a reativação das operações com o guincho será um longo trabalho,pois há quem diga ainda que o guincho não se adéqua ao Esquilo pelas suas limitações, mas não foi isso que os policiais aprenderam no Estágio do CAVEX. Pelo contrário, quanto maiores as opções disponíveis na unidade, melhor será a qualidade dos serviços prestados na área de salvamento.

Essa cooperação demonstra uma importante e harmoniosa relação, entre as unidades de aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Exército Brasileiro, os quais em outras situações já trabalham em conjunto.

Participaram os seguintes militares:
– Cap PM Adriani – Piloto de Praia Grande;
– Sub Ten Cassimiro- do CAVEX;
– Sgt PM Ferreira – Mecânico de Praia Grande;
– Sgt PM André Vieira – Tripulante Operacional de Praia Grande;
– Cb PM De Oliveira- Mecânico de Praia Grande;
– Cb PM Emerson – Tripulante Operacional de São Paulo;
– Cb PM Borges – Tripulante Operacional de Praia Grande;
– Cb PM Neri –Mecânico de São Paulo;
– Cb PM Donadon -Mecânico de São Paulo;
– Sd PM Peres – Tripulante Operacional de São Paulo; e
– Sd PM Wagner -Mecânico de Praia Grande.

Ao final do estágio, o Coronel Willian se despediu da turma em uma pequena cerimônia,agradecendo a presença de policiais militares em sua unidade e se prontificando para outras cooperações, muito importante para o sucesso de futuras operações conjuntas.

Confira as fotos:

 

Fotos: Robson Cristhiano.

- Anúncio -

9 COMENTÁRIOS

  1. “COOPERAÇÃO”, ESSE DEVE SER UM IDEAL A SER BUSCADO.
    NOSSA AVIAÇÃO PRECISA DE PARCERIAS ENTRE PESSOAS E ENTIDADES, QUE QUEIRAM MELHORAR A QUALIDADE DE NOSSO SERVIÇO.
    QUE DEUS CONTINUE A ABENÇOAR NOSSOS VOOS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  2. Parabéns aos amigos do Águia Praia Grande , que esta parceria, EB/PM traga bons frutos para todos nós.
    grande abraco a todos.e
    Sgt Av Mnt Alexandre BMS.

  3. NUNCA É DEMAIS APRENDER!
    COMPARTILHAR CONHECIMENTOS EM BUSCA DE MELHORIAS E AVANÇOS.
    TROCAR EXPERIÊNCIAS, CONHECIMENTOS EM PROL DE UM OBJETIVO COMUM; SALVAR VIDAS, PRESTAR O MELHOR SERVIÇO AO CIDADÃO, E COM MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO ALIADO A SEGURANÇA.
    NÓS DESTA EQUIPE DO GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHA AÉREA DA PMESP É QUEM AGRADECEMOS A OPORTUNIDADE TÃO VALIOSA, A RECEPTIVIDADE E A CONSIDERAÇÃO DISPENSADA AO NOSSO EFETIVO NOS DIAS QUE ESTIVEMOS HOSPEDADOS NO COMPLEXO DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EM TAUBATÉ.
    MEU ESPECIAL AGRADECIMENTO AO DIGNÍSSIMO SR CORONEL WILLIAM, QUE NOS CONCEDEU ESTA OPORTUNIDADE ÍMPAR, E AO CABO ALBERTO QUE AUXILIOU JUNTO AO MESMO, ONDE INICIALMENTE EM 2010 NA CIDADE DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA QUANDO TRABALHAMOS NAS ENCHENTES E NOS CONHECEMOS, REALIZANDO DIVERSOS TRABALHOS JUNTOS, SONHAMOS E IDEALIZAMOS A REALIZAÇÃO DESTE TÃO IMPORTANTE E VALOROSO ESTÁGIO NA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO.
    AGRADECIMENTOS TAMBÉM AO SGT ALEXANDRE, POR TER SIDO TÃO ATENCIOSO E PRESTATIVO BEM COMO AOS SUBTEN VIANA E CASSIMIRO, E A TODOS OS MILITARES QUE DIRETA E INDIRETAMENTE CONTRIBUÍRAM PARA ESTE NOSSO CONHECIMENTO DE MODO TÃO ATENCIOSO E PRESTATIVOS.
    DEUS OS ABENÇOE E MUITO OBRIGADO!
    “”ÁGUIA””!!!! “”AVIAÇÃO””!!!
    ABRAÇOS; ANDRÉ VIEIRA
    3º SGT PM OEE

  4. MEUS MAIS PROFUNDOS E ESPECIAIS AGRADECIMENTOS AO CAPITÃO PM ADRIANI DA BRPAE PRAIA GRANDE E AO SR CORONEL SEVERO CMT DO GRPAe.
    AO CAP ADRIANI PELO EMPENHO INCANSÁVEL NO GERENCIAMENTO JUNTO AOS COMANDANTES DAS UNIDADES ENVOLVIDAS, SR CEL PM SEVERO, E PRINCIPALMENTE JUNTO AO DIGNÍSSIMO SR CEL WILLIAM DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO PARA A REALIZAÇÃO DESTE EVENTO TÃO IMPORTANTE PARA NÓS.
    OBRIGADO POR ACREDITAREM EM NOSSOS IDEIAS SENHORES COMANDANTES!
    DEUS OS ABENÇOE.

    CORDIALMENTE;
    ANDRÉ VIEIRA
    3º SGT PM OEE.

  5. Gostariamos de agradecer ao o Comando do CAVEX por ter contribuido para o crescimento profissional dos componentes do GRPAe, para que possamos atender a população da melhor maneira possivel
    que tambem possibilitou o reencontro dos companheiros e amigos de outros Cursos que servem nesta conceituada Unidade do EB, nas pessoas dos Srs SubTen Viana, Sub Ten Cassimiro, Sgt Poope,Sgt Alexandre,Sgt Gilberto, Sgt Costa,Sgt Natividade.

    De Oliveira-
    Mecânico de Vôo-Base Praia Grande

  6. Parabéns ao Cap Adriani e Equipe, pela realização do estágio!!!

    Fico feliz em saber que a parceria CAVEX – GRPAe tenha rendido bons frutos. Que venham outras, sempre com intuito de trocar boas experiências relativas à aviação de asas rotativas.

    AVIAÇÃO!!!!

    Grande abraço!!!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários