Mais um Águia se despede do GRPAe/SP

O site Piloto Policial publica, em homenagem, carta de agradecimento e despedida elaborada pelo Maj PM Sílvio Luiz Frank, piloto do GRPAe/SP. O Maj PM Sílvio ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1984 e no GRPAe, através de concurso interno, em junho de 1991. É piloto de helicóptero e instrutor de voo e no dia 20/04/2012 realizou seu último voo na Milícia Bandeirante.

O Maj PM Silvio possui graduação (1988) em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Mestrado (2009) em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo e desempenhou diversas funções no GRPAe, sendo a última, Comandante da Base de Radiopatrulha Aérea de Bauru. Atuou  em milhares de ocorrências policiais e aeromédicas ao longo de seus 21 anos de Grupamento Aéreo. Nos últimos anos também atuava como docente junto ao Centro Universitário de Bauru da Instituição Toledo de Ensino.

Em agradecimento pelos ensinamentos deixados e por tudo aquilo que ainda irá produzir, reverenciamos esse nobre Comandante e publicamos seu agradecimento aos policiais militares do GRPAe e BRPAe-Bauru:

“Meu último voo pela BRPAe-Bauru e nos Águias da Polícia. Poderia externar meus agradecimentos a todos os integrantes de outra forma, mas gostaria que fosse público, visto por todos, por isso decidi fazê-lo aqui.

Após sete anos no Comando da Base, hoje é meu último dia na função e agradeço a todos pelo apoio, pela amizade, lealdade, ânimo e ensinamentos. Uma das melhores experiências profissionais que tive foi a oportunidade de estar aqui e ter ao meu lado excelentes profissionais que muito têm a mostrar o que é Dever, Dignidade, Honra, Compromisso, Comprometimento e principalmente, Respeito ao próximo.

Não está sendo fácil deixá-los. Está sendo muito difícil, mas vou levar na lembrança os momentos que passamos: as dificuldades, as missões realizadas, vidas salvas, as instruções, os momentos de lazer e a história de cada um. Me refiro a todos: do mais antigo ao mais moderno.

Apesar das dificuldades em executar nosso trabalho, da tensão do voo, da ausência das nossas casas e famílias por períodos irregulares devido ao trabalho em outras cidades, nem assim eu vi o desânimo, mas sim o sorriso estampado no rosto e o prazer de fazer o que gostam, aquilo que nascemos para fazer.

Fiquei impressionado com a disposição, a vontade de cada um em aprender e melhorar profissionalmente, com o orgulho pela farda, com o zelo pela Unidade, pela união, pela preocupação com os companheiros, pela solidariedade e pela persistência.

Aqui, todos fazem tudo, desde as missões diárias de voo, até as funções administrativas e a preservação e cuidado com as instalações. Não imaginam a alegria e orgulho que tive todos os dias que aqui servi, ao chegar pela manhã no portão de entrada e ver um Quartel que mais parece um cartão postal, com tudo perfeito e bem cuidado e por centenas de vezes recebi elogios de colaboradores, policiais de outras unidades e da população em geral, onde destacaram exatamente isso e também pela pronto atendimento desde a recepção até na permanência na Base, onde sempre ficaram acompanhados por um dos integrantes, para auxiliá-los no que fosse preciso.

Os elogios foram para todos vocês, pois tratam o Quartel como suas próprias casas, com carinho e esmero. Obrigado a todos. Obrigado pelo apoio que tive de todos. Obrigado pelos ensinamentos que me deram e me fizeram melhorar como Policial Militar, como Comandante, como piloto e principalmente, como pessoa.

Além de levá-los na lembrança, levo todos em meu coração, pois são minha segunda família e por isso, agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de ter estado aqui com TODOS VOCÊS.

Não vou dizer adeus por dois motivos: primeiro por que não conseguiria e também para não ter que perceber que vou estar longe de GRANDE AMIGOS.

Obrigado e que Deus sempre ilumine o caminho de cada um e de suas famílias, protegendo-os em cada missão, pois são a esperança de muita gente que pode estar em dificuldade, quando, nesse momento, VOCÊS SÃO A AJUDA QUE VEM DO CÉU.”

Sucesso!

22 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Maj Silvio pelo trabalho desempenhado e muito sucesso para seu futuro profissional e pessoal. Não o conheço, mas tenho certeza que deixará amigos, pois trabalhar tanto tempo em uma atividade aérea e deixá-la não é uma decisão fácil. Mas acredito que seu legado foi deixado e que agora virá a próxima geração, melhor preparada pelos mais experiêntes como você.
    A Aviação de Segirança Pública do Brasil agradece a sua dedicação e apoio.

    Obrigado

    TC Gonçalves
    Comandante – BAVOp/PMDF

  2. Maj Silvio eu o conheço ja de muito tempo, desde uma visita que eu fiz no 6BPMI em Santos, pois faço parte dos Amigos do SEXTO e Amigos da Base Aerea de Santos. Tambem estivemos em uma feira de aviação em Sorocaba. Bem meus parabens pelo seu dever cumprido e que sirva de lição para q chega ao GRPA. Abrçs Roberto Poças

  3. De um comandado…

    Sempre tive muito orgulho de ter tido o Sr Maj Sílvio como meu Comandante, principalmente qdo tive a grande oportunidade de ter sevido na BRPAe-Bauru de 2005 até 2009.

    Sou testemunho da admiração que todo o efetivo da BRPAe teve, tem e sempre terá deste magnífico Oficial.

    Que seus voos ainda estejam somente se iniciando para onde quer que os ventos da vida o levarem…

  4. Sou leitora dos conteúdos deste Site, que gosto muito e aprendo sempre.
    Parabéns ao Senhor Major, por ter completado sua tarefa, trabalho complexo e desafiante.
    Caso haja tempo gostaria de convidá-lo a pensar em projeto com menores de 06 16 anos: “Voar como os pássaros, mas sem drogas”, gentileza pensar. Abraço

    Bernadete

    “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.” Carl G. Jung

  5. Grande Amigo Silvio…
    Cumprimento-o cordial e fraternalmente.
    Desejo que o momento seja de alegria e reflexão, pois o vemos desprender-se de uma atividade para a qual devotou o melhor da sua existência. Perde a PM, perde o GRpAe, perdemos todos, já que deixa de exercer a Aviação de Estado, no entanto o ciclo se completa e nova fase se inicia e já vem com o brilho que cultivou e cultuou durante os 30 anos em que nos brindou com sua presença, como se nada tivesse mudado, uma nova missão, uma nova jornada.
    Comandante, sua estada conosco muito contribuiu para que alcançássemos o estágio em que nos encontramos, fez a diferença, por isso nosso reconhecimento, nosso respeito.
    Felicidades…
    Maj PM Hervem

  6. Ainda lembro de meus primeiros dia NO Grpae, e agora com 11 anos de Aguia posso diZER com certeza que o senhor cumpriu com sua missão(II TIMÓTEO (cap. 4)·
    7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé).

    Para ser piloto basto um curso para ser Aguia Basta Atitude.

    Walmir Roberto

    Mecanico e suprimento GRPAe. Felicidades Sempre…

  7. Caro irmão, amigo e companheiro da 3ª Turma de Pilotos,

    Confesso que embargou a alma ao ler sua despedida, algo que em breve irei fazer também.
    Saiba que, durante todos estes anos, além de admirá-lo como profissional, sempre o admirei como ser humano.
    Para falar de suas qualidades ficaria horas, mas a principal delas sempre foi sua serenidade, elegância no trato das coisas e sua humildade.
    Aprendi muito com você e espero ainda continuar aprendendo na sua nova função.
    Que Deus continue iluminando sua vida!
    Conte sempre com este irmão de asas!

  8. Ola. Nao o conheço pessoalmente,mas sei que os integrantes do GRPAe/Sp, sem exceçao cumprem todos os seus deveres simplesmente por amor à nobre funçao que desepenham. Desejo tudo de mais excelente nessa nova fase e que o Todo Poderoso continue ao seu lado e ao lado dos integrantes do GRPAe/SP.
    Felicidades

  9. Sr Major, só uma coisa: “As pessoas passam, os exemplos ficam”. Forte abraço e tenha a certeza que vossa senhoria cultivou fortes amizades ao longo da história da Aviação de Segurança Pública! Felicidades mestre!!!

    Farley, Cap CBMMG
    BOA/MG

  10. Muito bonita esta carta,fiquei sinceramente emocionado.Apesar de não fazer parte da PMESP,vejo que os Grupamentos Águia são muito unidos.

    É exemplos como este,que me dá a cada dia que passa,alimentar a vontade de ser oficial da PM.Hoje sou somente um Estagiário da Polícia Civil,mas um dia serei um Oficial,se Deus quiser.

    Parabéns ao Comandante,e que deus o Abençoe,e a todos da Polícia Militar de São Paulo,e do GRPAe de Bauru.

    Daniel Ramos de Oliveira
    Estagiário Polícia Civil-4ªDRP/SC

  11. Prezado amigo Maj Silvio….
    Obrigado pela convivência e pelos brilhantes ensinamentos que tive com o Senhor, quando iniciei minha carreira de Piloto.

    Lembro-me da minha primeira “Operação Verão (1999-2000)” quando tive o prazer de trabalhar 3 dias com este exemplo de comandante de aeronave.

    Sucesso nesta nova etapa e conte sempre com esse oficial que o admira muito.

    Forte abraço e que Deus o abençoe,

    Cap Moyses
    GRPAe/SP

  12. Grande Cmt Silvio….obrigado pelos exemplos, pela amizade, pelas orientações! Deus o proteja em sua nova jornada! O Sr dá seu adeus, mas entra para a história do GRPAe.

    Grande abraço

    Cap Baracho

  13. Agradeço a Deus pelo privilégio em conhece-lo.. Que as bençãos do Senhor continue iluminando sua vida onde quer que esteja..

    Grande beijo no coração

  14. Grande Professor e Comandante Sílvio.

    Fico feliz não pela saída de serviço, mas por ser um excelente profissional e além de tudo uma ótima pessoa. Eu como seu ex-aluno na faculdade tive o privilégio de receber muitos ensinamentos bem-humorados que até hoje levo comigo… Em nome de todos os colegas alunos, gostaríamos de desejar muita felicidade e sucesso.

    Grande abraço de um de seus alunos e admirador,

    Daniel Brandão,
    Piloto Comercial

  15. Ola Tio Silvio!

    Acho que nunca tive a oportunidade em dizer o quanto o senhor e importante pra mim!!!
    sei que nas horas mais difíceis que tive que enfrentar quando…… o senhor esteve me segurando em seu colo e em seu coração!!!
    espero um dia poder te agradecer pessoalmente e te dar um abraco tão grande, na verdade do tamanho do meu pai!!! que quando se foi já podia demonstrar, falar tudo o que sentia por mim e também com muito respeito a minha mãe, que e UMA GRANDE MULHER!!!!!!
    Sei que tudo isso tem uma semente de amor plantada pelo senhor!!!
    quanto ao ser HUMANO MARAVILHOSO que e o senhor eu posso me candidatar como sua fá numero 1!!!
    quanto ao profissional que é…. peco a Deus que ilumine muitos outros para que se sejam pelo menos um pouquinho do Grande Major Silvio Frank!!!
    um beijo no seu coração
    Ritinha Silva Souza e família

  16. Muitos conseguem encerrar uma carreira, mas poucos conseguem atingir a unanimidade como a que o Senhor alcançou ao longo desses 21 anos de GRPAe, agradeço pela convivência e pelos seus ensinamentos, principalmente quando nos chefiou na Div Mnt Aer e pelos muitos voos de manutenção, mas sobretudo pela amizade. Muito Obrigado!!!
    Parabéns, conte sempre comigo!!!

    1º Sgt PM GABRIEL
    Inspetor Mnt Aer-GRPAe

  17. Meu nobre amigo Silvio Frank,
    Foi uma satisfação tê-lo conhecido em plena atividade operacional e contar com seu apoio para trazer o 210 ao estado de Roraima.
    Parabéns pelo teu profissionalismo brilhante. Te sejo ainda muita paz, alegria e sucesso em todas as lutas futuras.
    Conte sempre conosco!

    Ten Cel Campos – PMRR

  18. Caro Maj Silvio

    Obrigado pelos seus ensinamentos, fruto de farta experiência e mais do que compreensão da arte de voar, é a arte de lidar com pessoas que domina.

    Será sempre adimirado por todos.

    Bons voos e seja muito feliz na nova etapa da vida.

    Cap Oscar

    Cmt BRPAe Ribeirão Preto

  19. Grande Comandante,

    Que, independente do Posto que ocupa dentro da Polícia Militar, é uma pessoa excepcional, o qual tive o prazer de conviver, tanto nas missões operacionais, quanto no dia a dia do Grupamento de Radiopatrulha Aérea “João Negrão”.

    Parafraseando Antoine de Saint Exupery:

    “Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito; mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito; mas não há os que não deixam nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente que nada é ao acaso.”

    Aprendi muito com o Comandante Silvio, nos aspectos profissionais, e em especial na parte humana, a mais valiosa, onde sempre demonstrou ser um grande exemplo.

    Desejo-lhe muitas felicidades nesta nova fase da vida!!!

    Grande abraço

    Furlan

  20. Comando a gloriosa e nós perdemos muito com sua aposentadoria, mas pode ter certeza que iremos continuar regando a planta que o Sr. ajudou plantar!
    Foi ótimo ter caminhado ao seu lado, obrigado comandante.
    Felicidades e um forte abç…

    Andrian

  21. Ola Major Silvio!!
    Tive o prazer de conhece-lo!!Eu sempre te admirei e continuarei admirando sempre. Realmente voce é uma pessoa excepcional, aprendi muitas coisas com voce, e pode ter certeza que as pessoas não na cruzam nossos caminhos por acaso, sempre deixam algumas lembranças, que nunca serão esquecidas…..
    Felicidades e um grande abraço

    Emika/ Japan

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

20 − 17 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários