Mais um grupo perdido na Serra do Mar é resgatado pelo Corpo de Bombeiros

Em 05/07, por volta das 11:00h, 0 Águia 03 da BRPAe Praia Grande foi acionado pelo 6º GB para prosseguimento nas buscas de 07 pessoas que haviam adentrado à Serra do Mar, na região do Rio Guaratuba, em Biritiba Mirim, no dia 02jul11, com chegada prevista para o mesmo dia em Bertioga/SP; havendo a informação de que o grupo havia se perdido e estaria há duas noites na mata, aguardando o resgate.

O Águia 03 fez a primeira varredura na região, que perdurou por mais de uma hora de voo. Após o primeiro voo, depois de reabastecer a aeronave e colher novas informações, por volta das 14:30h, foram feitas novas buscas, sendo efetuado sobrevôo na região do Rio Guaratuba, há 2km de uma antena de telefonia celular, onde localizaram o grupo de 07 pessoas, próximo a uma das cachoeiras, os quais sinalizaram de imediato que estavam bem, sem ferimentos e que iriam aguardar o salvamento.

Para a retirada das pessoas formam executadas as técnicas do Rapel e do Mac Guire, pois a neblina estava se aproximando rapidamente do vale e poderia impedir o salvamento com segurança. Iniciaram a operação lançando dois Tripulantes Operacionais pelo rapel para avaliação de possíveis ferimentos e triagem da seqüência de resgate.

Após finalização do rapel, a primeira vítima foi preparada para salvamento com o Mac Guire, tratava-se da Srª Francisca, de 65 anos de idade, que foi resgatada e levada até o Posto de Comando montado pelo 5º GB em conjunto com o COE, há 01 km do local. A operação foi transcorrendo na mesma sequência com três voos, até novo reabestecimento.

Após o reabastecimento as condições meteorológicas se deterioraram bastante, o nevoeiro encobriu totalmente a Serra do Mar e impediu o prosseguimento da operação por volta das 15:40h, deixando no local três homens e uma mulher. Entretanto, o salvamento teve prosseguimento por terra, pois ficou no local um dos tripulantes do Águia 03, o Cb PM Soares.

Segundo o Cb PM Soares, “amparei as quatro vítimas, explicando todos os procedimentos a serem adotados e que iriam dormir em suas casas naquela noite, com isso elevando o moral delas, pois apresentavam sinais evidentes de hipotermia”.

Após uma hora de caminhada pela mata, por volta das 17:20h, o Cb PM Soares conseguiu chegar no posto de Comando com as últimas quatro vítimas em segurança, deixando-as aos cuidados dos bombeiros do 5º GB no local.

As mudanças nas condições meteorológicas tornaram o salvamento mais dificultoso, exigindo o empenho e capacidade máxima de todos os envolvidos na missão.

Participaram da ocorrência, compondo a equipe do Águia 3:
– Cap PM ADRIANI – 1P;
– 3º Sgt PM LEONARDO – Trip Op;
– Cb. PM SOARES – Trip Op;
– Sd PM GUELFI – Trip Op;
– Sd PM MENEZES – Trip Op; e
– Sd PM PAULO ROGÉRIO R. INÁCIO – Tri Op. Estagiário.

Permaneceram na base como apoio de solo:
– Cb PM 852539-A OLIVEIRA – Mec Voo;
– Sd PM 101216-9 JACKES – Mec Voo; e
– Sd PM 101416-1 VAGNER – Aux Mec Voo.

Confira reportagem do SPTV – TV GLOBO:

Confira a filmagem realizada pela Polícia Militar:

Confira algumas fotos do salvamento:


Fotos: Divulgação.


3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns por mais esse glorioso salvamento Capitão.
    Muito bom tb o desempenho do Cb Soares, que por mais antigão que aparenta, jamais abaixou o seu nível operacional.

  2. Então Capitão eu estava na equipe de busca do 6ºGB que foi por terra desde Boracéia até Biritiba-Mirim, no percurso chegamos a achar o possível local onde eles haviam pernoitado as duas noites. Se os mesmos não saissem do local para se aventurar mais uma vez na mata poderiamos ter tirados eles na 2ªfeira por volta das 14h…

    A união GRPae e Corpo de Bombeiros, só se fortalece…
    É muito mais tranquilo para quem está em terra saber que tem o apoio e a competencia aérea…

    Valeu por mais essa e parabéns a todos os militares envolvidos nesta ocorrência.

  3. Parabéns, aos integrantes da BRPAe Praia Grande e 6º GB, por mais uma missão cumprida, inclusive com uso de técnicas do Rapel e do Mac Guire, para resgatas as vitimas, gostaria de mandar um grande abraço ao Cap Adriani, que tive a satisfação de conhecê-lo na Base de Praia Grande, juntamente com o Maj Samuel e Maj Peixoto, em uma visita técnica em 19 de agosto de 2010.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

5 × 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários