Megaoperação do Hospital de Base e Polícia Militar proporciona captação e transplante de coração, fígado e rins

- Anúncio -

São Paulo – O Hospital de Base de Rio Preto (HB) realizou nesta terça-feira (13), os transplantes de um fígado e um coração, ao mesmo tempo, em dois pacientes diferentes que aguardavam pelos órgãos.

As cirurgias só foram possíveis graças a uma megaoperação e ao empenho de vários profissionais, desde a Santa Casa de Santa Fé do Sul, cidade responsável por notificar o possível doador, um homem de 50 anos, ao helicóptero Águia da Polícia Militar, que realizou o transporte de Santa Fé a Rio Preto e depois São Paulo, além das equipes de captação e transplantes de órgãos do HB.

Além do fígado e coração, os rins do doador também foram transplantados, estes, na capital paulista.

Transplantes de um fígado e um coração, ao mesmo tempo, em dois pacientes diferentes que aguardavam pelos órgãos. Foto: HB.
Transplantes de um fígado e um coração, ao mesmo tempo, em dois pacientes diferentes que aguardavam pelos órgãos. Foto: HB.

“A ação demonstra mais uma vez o centro de referência que somos em transplantes e captação de órgãos em todo o Brasil. Além disso, reforça também a importância de nossos treinamentos em hospitais da região para os mesmos estarem sempre atentos a possíveis doadores”, afirmou Dr. João Fernando Picollo, coordenador da organização de procura de órgãos do Hospital de Base.

A cirurgia significa uma nova esperança para o paciente Antônio Carlos Viola, de 66 anos, que sofria de cirrose hepática e estava em tratamento à espera de novo fígado há meses.

Assim como Antônio, José Carlos Ferreira Neves, de 51 anos, morador de Sorocaba, também passou por cirurgia nesta tarde. Após 120 dias internados no HB, ele pode, enfim, realizar o transplante de coração que ele a família tanto aguardava.

Miriam Silva de Oliveira, esposa de José Carlos, agradeceu pelo marido às equipes envolvidas no tratamento. “Meu marido precisou passar por três cirurgias para correção de alguns problemas cardíacos e, da última vez, a única solução indicada foi um transplante. Agradeço imensamente a equipe do HB e também a solidariedade da família que autorizou esta doação. Este gesto salva vidas”, contou Miriam, emocionada.

Órgão são levados para o Hospital de Base de Rio Preto — Foto: Divulgação
Órgão são levados para o Hospital de Base de Rio Preto — Foto: Divulgação

Ascom Hospital de Base

- Anúncio -