Método de Gerenciamento de Riscos para a Prevenção de Acidentes Aeronáuticos na FAB

Cláudio Rogério Mota de Moraes (1)
Danielli Fernandes Honda Santos (2)
Wagner de Paula Pereira (3)
Milton Padilla Soriano de Mello (4)

RESUMO

A Força Aérea Brasileira adota uma metodologia baseada em gerenciamento de riscos, com a finalidade de prevenir eventos de natureza incerta e, consequentemente, de minimizar as situações de acidentes e incidentes aeronáuticos.

Este trabalho tem como objetivo retratar a aplicação de métodos utilizados nas unidades aéreas da FAB, através da coleta de parâmetros para a mensuração dos riscos em todas as suas atividades, garantindo a integridade de todo pessoal envolvido e para que a missão possa ser desempenhada com êxito.

A metodologia adotada foi a de consultas a profissionais da área e de visitas a algumas unidades da organização, além da aplicação de pesquisa com oficiais aviadores, que buscou encontrar a sua relação com o método no planejamento de suas missões.

Os resultados obtidos demonstram que existem alguns tipos de aviação em que seus pilotos tendem a procurar mais a aplicação do método para aumentar a segurança do voo, ao passo que outros pares procuram deixar a cargo dos oficiais de operação das respectivas unidades aéreas tal atribuição.

Por isso é necessário o aumento da percepção dos pilotos em face ao gerenciamento dos riscos entre todos os envolvidos na atividade aérea, visto que a decisão de voar dependerá do resultado obtido na aplicação do método.

PALAVRAS CHAVE: Gerenciamento de Risco. Prevenção de Acidentes. Segurança de Voo.


Clique aqui para fazer o download do artigo em PDF


Quem são os autores:

(1) Consultor em Análise de Sistemas, certificação COBIT FOUNDATION v4.1, atualmente prestando serviço para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) órgão do Ministério da Educação (MEC) em Brasília-DF, Pós-Graduação MBA em Gestão de Projetos de Softwares do Centro Universitário UNIEURO de Brasília-DF, 2010.  [email protected]

(2) Analista de Sistemas especializada em webdesign, atualmente prestando serviço para o Ministério do Esporte em Brasília-DF, Pós-Graduação MBA em Gestão de Projetos de Softwares do Centro Universitário UNIEURO de Brasília-DF, 2010. [email protected]

(3) Gerente de Projetos, atualmente prestando serviço para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) órgão do Ministério da Educação (MEC) em Brasília-DF, Pós-Graduação em Banco de Dados pela Universidade Católica de Brasília e Pós-Graduação MBA em Gestão de Projetos de Softwares do Centro Universitário UNIEURO de Brasília-DF. [email protected]

(4) Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO. Pós-graduação em Analise de Sistemas, Centro de Estudos de Pessoal. Pós-graduação em Redes de Computadores, União Educacional de Brasília -UNEB, Brasília. Graduado em Aplicações Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Curso de Artilharia do Exército Brasileiro. Foi responsável pelo suporte técnico da Divisão de Informática do Departamento-Geral do Pessoal, Exército Brasileiro até o ano de 2002. Atuou como chefe do Laboratório de Informática da Faculdade Alvorada, Gerente Administrativo e de Informática da Faculdade Michelangelo e Coordenador de Informática da Faculdade Brasília. Atualmente é professor titular do Centro Universitário UNIEURO nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. [email protected]


Fonte: Conexão SIPAER

Publicação autorizada pelos autores.


1 COMENTÁRIO

  1. Em nome dos meus amigos Danielli e Wagner, além do nosso Professor Orientador, Milton Soriano, venho agradecer a confiança da equipe do site Piloto Policial em nosso trabalho, esperando que o mesmo possa beneficiar de alguma forma as atividades de segurança de voo.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

sete + quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários