CBMMG recebe primeiro helicóptero exclusivo para atendimento aeromédico

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O subcomandante e chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coronel Ivan Gamaliel, esteve nesta terça-feira (1º), em Itajubá, para o recebimento do primeiro helicóptero biturbina que integrará o Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

helicoptero-sera-utilizado-na-copa-do-mundo-para-o-transporte-de-pacientes

A nova aeronave será destinada exclusivamente ao atendimento aeromédico. O Coronel Gamaliel estava acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, do assessor extraordinário para a Copa do Mundo e piloto do BOA, Coronel Cleberson Pereira e do comandante do BOA, Tenente Coronel Cláudio Roberto de Souza.

O helicóptero modelo EC-145 foi adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), dentro de um projeto de seis aeronaves para Minas Gerais, uma iniciativa pioneira do Governo do Estado e que trará um grande benefício para a população mineira. A cerimônia de entrega foi realizada na Helibrás, empresa responsável pela fabricação dos helicópteros.

O helicóptero será usado na Copa do Mundo, transportando pacientes até os hospitais de referência. Depois do mundial ele será integrado à frota do BOA que hoje conta com a Esquadrilha Arcanjo, composta por dois helicópteros Esquilo e um avião Cessna 210L. A Unidade está baseada na Pampulha, em Belo Horizonte, mas realiza apoio às equipes terrestres em todas as regiões de Minas Gerais.

o-ec-145-tem-capacidade-para-ate-oito-passageiros

Todas as redes do Estado estarão interligadas pelas aeronaves por meio da parceria entre o CBMMG e a SES. De acordo com o Coronel Gamaliel a parceria entre as duas instituições já dura dois anos. “O helicóptero específico para o atendimento aeromédico tornará possível o socorro com mais qualidade para a população”, afirma.

O secretário Alexandre Silveira explicou que este é um projeto ousado no atendimento às urgências e emergências, desenvolvido desde 2007 no Estado, e que irá qualificar o acesso aos hospitais. Já para o coordenador de Urgência e Emergência da SES, Rasível dos Reis, o atendimento aeromédico irá beneficiar os locais onde só é possível chegar de helicóptero o que irá ajudar na redução de mortes e sequelas em situações que podem ser evitadas.O coordenador informou ainda que serão construídos helipontos nos hospitais que atendam ao porte das aeronaves.

Treinamento

Para operar o novo helicóptero, os pilotos do Batalhão de Operações Aéreas passam por capacitações iniciadas em 2013. Em fevereiro deste ano, oito militares concluíram o 2º Ground School, curso com 159 horas/aula. A primeira etapa do curso foi realizada em janeiro, em Dallas (EUA) com um treinamento prático de 10h na aeronave, além de oito horas em um simulador de voo. Em todo o mundo, existem apenas dois simuladores desta categoria, em Dallas (Texas), nos Estados Unidos e na Alemanha. Assim, pilotos de todo o mundo que operam o EC145 realizam o mesmo treinamento neste simulador.

entre-os-sistemas-instalados-na-aeronave-estao-equipamentos-de-tecnologia-avancada

Investimento

O EC 145 tem capacidade para até oito passageiros ou dois pilotos, dois médicos, um enfermeiro, um tripulante operacional e até dois pacientes deitados em macas. A aeronave está equipada com o mais moderno kit aeromédico disponível no mercado mundial, utilizado pelos maiores operadores do segmento de saúde nos Estados Unidos e Europa.

Dentre os sistemas instalados na aeronave estão equipamentos de tecnologia avançada, dispositivo para rapel, duplo comando, farol de busca e pouso, sistema de diminuição de ruídos e sistema automático de controle de voo.

De acordo com a SES, a projeção é que o Estado invista cerca de R$160 milhões até 2017, beneficiando toda a população mineira com atendimento de urgência e emergência.

o-secretario-de-estado-de-saude-alexandre-silveira-conheceu-o-helicoptero

Fonte: CBMMG / Fotos: Henrique Chendes/SES-MG

- Anúncio -

3 COMENTÁRIOS

  1. BOA tarde Srs (as). Parabéns aos Irmãos do CBMMG e da Secretaria de Estado da Saúde MG pela nova aquisição. Muitos e excelentes #VOOPELAVIDA EDUPERCIO PRATTS – Ten Cel BM Cmt BOA CBMSC. As ocorrências do BOA CBMSC podem ser acompanhadas pelo Twitter: @ARCANJO_01 e Facebook: Arcanjo Sc e Anv Arcanjo

  2. Serviço com excelência se faz desta forma. A parceria inteligente entre o CBMMG e a SES merece simplesmente nota 10.
    Parabéns !

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários