- Anúncio -

Santa Catarina – Organizado pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), o II Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico, o Congresso Catarinense de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico e o Congresso Catarinense de Enfermagem de Emergência, aconteceram nos dias 5 a 7 de setembro no Centro de Convenções – CentroSul, em Florianópolis.

Estiveram presentes no evento cerca de 1.000 pessoas. Foram 96 palestras em três salas simultâneas, exposição, 150 trabalhos científicos para apresentação na modalidade pôster e olimpíada de simulação. Entre os palestrantes estavam os médicos Maurício Lemos que falou sobre “Resgate e Salvamento Veicular: o Papel da Equipe Médica” e Michel Cadenas que falou sobre vias aéreas e simulação realística. Ambos estarão no CONAER 2019.

O congresso abordou o tema “Minutos que valem a vida” e teve o objetivo de fortalecer a abordagem do atendimento inicial das diversas formas clínicas de medicina de emergência adulto e pediátrica. Os painéis promoveram atualização para médicos emergencistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, equipes da assistência pré-hospitalar e intra-hospitalar, além dos demais profissionais envolvidos com o atendimento emergencial e acadêmicos.

Além dos conteúdos apresentados nas palestras e nas trocas de experiências, a abertura contou com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, que enalteceu a importância evento para que os profissionais estejam cada vez mais capacitados.

“É de suma importância para nós que labutamos no pré-hospitalar, como foi meu caso nos tempos de Corpo de Bombeiros Militar. Sabemos como é decisivo qualificar o atendimento médico anterior à chegada ao ambiente hospitalar, assim como o trabalho da equipe que recebe no hospital e tem que estar bem preparada”, declarou Moisés.

Ainda na abertura, profissionais e cães que ajudaram nos trabalhos de buscas em Brumadinho (MG) receberam uma homenagem da organização do evento. Marley, o mais novo integrante canino da equipe de buscas do Corpo de Bombeiros Militar, e o tutor, o soldado Willian Valdeley, estiveram presentes para receber a condecoração, assim como outros bombeiros militares.

O secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino, também participou da abertura e abordou o tema “A Perspectiva Catarinense sob o Ponto de Vista do Gestor”. A Mesa Redonda que ocorreu em seguida falou sobre a Medicina de Urgência do Brasil e foi coordenada pelo secretário adjunto da SES, André Motta Ribeiro.

Durante o Congresso também aconteceu um simulado de acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta. Bombeiros, profissionais do SAMU 192 e uma equipe do helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros participaram da cena no estacionamento do CentroSul, em Florianópolis.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários