NEMSPA fala sobre fase de testes do Protocolo de Ponto de Decisão de Rota

A Associação Nacional de Pilotos de EMS (NEMSPA) dos EUA  anunciou o início da fase de testes para o desenvolvimento do protocolo do Ponto de Decisão de Rota (EDP). Juntamente com a Allianz Corp., a NEMSPA está lançando o protocolo EDP para melhorar a segurança e prevenir voos inadvertidos em Condições Meteorológicas por Intrumentos (IMC) na indústria de helicópteros fornecedores de serviços de emergência médica (EMS).

A entrada inadvertida em IMC é a causa principal de acidentes de helicópteros EMS e pode ser evitada com o uso adequado deste protocolo inovador.

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Segundo Kurt Williams, presidente da NEMSPA, “Este protocolo mudará o jogo no ramo dos helicópteros EMS. Trata-se de uma ferramenta que ajudará os pilotos a tomar melhores decisões quando estiverem diante de condições meteorológicas deteriorantes e salvará vidas.”

Segundo Williams, quando estão diante de condições meteorológicas difíceis, a tendência natural da maioria dos pilotos é reduzir a velocidade e descer. Essa tendência tem sido responsável por vários acidentes com as aeronaves colidindo com o solo em voos controlados ou não controlados.

As regulações exigem que os pilotos mantenham condições mínimas  de visibilidade e de teto mas, de acordo com Williams, evidências têm monstrado que pode ser extremamente difícil para os pilotos julgar a visibilidade em condições de tempo desfavoráveis.

“Estamos pedindo que os pilotos determinem a diferença de visibilidade entre 3 e 2 milhas, no escuro, ao mesmo tempo que administram todos os aspectos de um voo de helicóptero em condições meteorológicas adversas”, disse Williams. “Este protocolo fornecerá evidências concretas aos pilotos de que eles podem aumentar a velocidade no processo de tomada de decisão, o que aumentará a segurança das suas tripulações e dos seus pacientes.”

A NEMSPA terá uma reunião organizacional em Washington, DC, em maio deste ano, com autoridades de alto escalão da Administração Nacional de Segurança do Trânsito Rodoviário (NHTSA), com inúmeros representantes da Administração Federal de Aviação e com outros profissionais da área. Após essa reunião, o protocolo começará a ser testado em dispositivos simuladores de helicóptero em Shreveport, Louisiana.

O Metro Aviation, principal prestador de Serviços Médicos Aéreos, doou o tempo de utilização de simuladores para a coleta de dados e a fase de verificação do protocolo. Para mais informações sobre a NEMSPA e o protocolo EDP,  visite o site da NEMSPA: www.nemspa.org.

Fonte: EMS World

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