- Anúncio -

Espírito Santo –  O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER), vinculado à Secretaria da Casa Militar do Governo do Estado do Espírito Santo, comemorou 30 anos de criação durante solenidade realizada na noite da última quinta-feira (27/01), no Palácio Anchieta. O evento teve a participação do Governador Renato Casagrande.

Durante o evento toda a equipe do NOTAER foi homenageada, desde os seus fundadores, representados pelo Cel RR Carlos Eduardo Marques Magnago, o primeiro Oficial da PMES a atuar como piloto de helicóptero, aos servidores em exercício, representados pelo Maj Sérgio Luiz Anechini, atual Comandante do Núcleo.

A Unidade Aérea Pública entregou a Medalha Ordem da Harpia a várias personalidades civis e militares do Brasil. Essa honraria é concedida àqueles que se destacaram no apoio às atividades realizadas pelo NOTAER durante toda sua existência.

Dados do NOTAER de 2010 a 2022, mostram que foram mais de 12.500 horas voadas em quase 20 mil missões. Foram 287 missões de busca e salvamento, 3.127 apoios em ocorrências policiais e 3.029 operações aeromédicas. Nesses últimos 12 anos, as equipes voaram 2.121 horas em missões policiais e 1.631 horas em missões aeromédicas.

Para as missões de transporte de pacientes, o NOTAER possui parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) do Espírito Santo. Em operação, o NOTAER possui uma frota de 3 helicópteros monomotores (1 AS350B2 e 2 AS350B3) e um helicóptero bimotor EC45.

“As máquinas são modernas e quase perfeitas, mas não se comparam ao conhecimento, dedicação, profissionalismo e, podemos dizer, o amor com que essa equipe se dedica, sendo, por isso merecedora de todos os agradecimentos e de sua mais respeitosa continência”, disse o Cel Jocarly Martins de Aguiar Júnior, Secretário-Chefe da Casa Militar.

- Anúncio -