NOTAer/ES e SAMU garantem agilidade no atendimento a acidentado

As equipes do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreram na manhã desta terça (25/06) um homem de 28 anos que havia sofrido lesões vasculares graves na cabeça, após um acidente doméstico no município de Guarapari/ES.

A vítima, que havia perdido 1,5 litro de sangue e estava em estado de choque, foi levada por uma ambulância do SAMU ao Aeroporto de Guarapari, de onde foi transportada pela equipe do Harpia 02 ao Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra.

NOTAER e SAMU

O homem havia se acidentado em casa e a equipe do SAMU em Guarapari iniciou os primeiros socorros e constatou a urgência do transporte do acidentado ao centro cirúrgico. Enquanto a ambulância se deslocava ao Aeroporto de Guarapari, o helicóptero Harpia 02 decolou da base do NOTAer e chegou ao município em 15 minutos.

A vítima foi estabilizada e a equipe Harpia, (formada pelo piloto, major Borges e o tripulante operacional, cabo Marlon), precisou de apenas 15 minutos para transportar o homem e a equipe do SAMU (médica socorrista Roselia Barroso e enfermeiro Alexandre) ao Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, onde foi imediatamente encaminhado ao centro cirúrgico.

O piloto do Harpia 02 afirmou que as boas condições climáticas permitiram um transporte rápido e seguro da vítima até o Heliponto do Hospital Jayme Santos. De acordo com a médica socorrista, a agilidade e o trabalho em equipe do SAMU e do NOTAer permitiram que ainda na primeira hora após o acidente a vítima já estivesse no centro cirúrgico.

Helicópteros atendem à sociedade capixaba há mais de 20 anos

Desde 1992 atendendo à sociedade capixaba, o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) da Secretaria da Casa Militar a Polícia Militar já foi acionado para mais de 2.500 missões, realizou três mil horas de voos e o resgate de 250 vítimas de acidentes. As aeronaves atuam em missões de segurança pública e defesa civil, em parceria com unidades operacionais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além da Polícia Civil e SAMU.

Os helicópteros se caracterizam por grande versatilidade, podendo ser empregados em patrulhamento aéreo, busca e perseguição a criminosos e veículos e resgate de pessoas em áreas alagadas e de calamidade pública. Além disso, as aeronaves auxiliam também na fiscalização ambiental aérea e no combate a incêndios em locais de difícil acesso.

Fonte: PM/ES

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 × 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários