Novo helicóptero reforça a Operação Verão em Salinas

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Pará – As ações de segurança em Salinópolis, um dos municípios mais procurados pelos veranistas neste mês, recebem um reforço especial nestas férias. Um dos novos helicópteros adquiridos recentemente pelo governo do Estado está presente na cidade para atuar durante a Operação Verão na Paz 2014, coordenada pelo Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Batizado de Guardião 1, o helicóptero é um dos mais modernos do Brasil e tem equipamentos de alta tecnologia capazes de auxiliar na ação policial. O piloto e comandante Marlon Francês, major do Corpo de Bombeiros, explica que a aeronave tem farol de busca de 30 milhões de velas, capaz de iluminar uma área equivalente a dois quarteirões.

O helicóptero tem ainda um dos equipamentos mais modernos no Brasil, que é o imageador térmico, conhecido popularmente como infravermelho. “Com ele, conseguimos, mesmo do alto, identificar na terra o calor do corpo humano. Usamos esse sistema para busca de veículos roubados e de suspeitos, principalmente em locais de difícil acesso”, explica o piloto.

Para as ações de salvamento e resgate – em casos de afogamento no mar, por exemplo –, o helicóptero usa um gancho, além de ser dotado ainda de material de combate a incêndio florestal, chamado de “bambi bucket”. A tripulação da aeronave é formada por policiais civis, bombeiros e policiais militares.

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

“É uma verdadeira integração. Trabalhamos sempre em parceria, buscando o melhor para os veranistas. A aeronave tem um rádio digital capaz de se comunicar com todos os órgãos de segurança que estão envolvidos na operação. Por isso, se avistarmos alguma coisa do alto, passamos o rádio para o órgão responsável”, resume o secretário adjunto de gestão administrativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), coronel Mário Solano.

Neste fim de semana, o uso do helicóptero foi fundamental para o sucesso de diversas operações em Salinas. “Fizemos uma operação na sexta-feira à noite, para coibir manobras irregulares feitas por veículos na Praia do Farol Velho. Um condutor tentou fugir da blitz formada pelo Detran (Departamento de Trânsito do Estado). Avistamos de cima, seguimos o motorista e passamos o rádio comunicando o Detran e a Polícia Militar do local exato em que ele estava. Ou seja, o helicóptero atua como mais uma ferramenta no combate à criminalidade, além de prevenir acidentes e auxiliar no resgate de vítimas”, enfatiza o major Marlon.

A população que está no município para aproveitar as férias elogia as ações desenvolvidas com o uso do helicóptero. “É muito bom saber que estamos sendo vigiados por terra e pelo ar. Muitas vezes eles podem estar avistando coisas lá de cima de que nós nem nos damos conta. A segurança em Salinas está aprovada”, disse a dona de casa Maria do Carmo Silveira.

A aeronave também está sendo usada para auxiliar na orientação do acesso de veículos à praia do Atalaia, coordenado pelo governo do Estado em parceria com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e Prefeitura de Salinas. “Devido ao novo ordenamento feito na praia, fiscalizamos de cima se as áreas permitidas para o trafego de veículos estão sendo respeitadas, se as áreas de saída da praia estão liberadas e se os quadriciclos, triciclos e outros veículos estão circulando na área permitida, entre outros”, ressalta o coronel Solano.

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Bombeiros – Enquanto os veranistas são protegidos pelo ar, pelo mar a proteção vem do Corpo de Bombeiros, que está presente nos principais pontos da praia. Nesta operação estão envolvidos mais de 40 homens, que se dividem nas praias mais procuradas: Atalaia, Farol Velho e Corvinas. Na tarde do último sábado (5/07), um princípio de afogamento foi registrado no Farol Velho. Quatro adolescentes se afogaram ao mesmo tempo, mas a ação dos bombeiros foi imediata e ninguém saiu ferido.

Outra ação do Corpo de Bombeiros em parceria com a Defesa Civil é a distribuição de pulseiras de identificação para crianças. “Os casos de crianças perdidas na praia continuam sendo os mais comuns. Pedimos aos pais e responsáveis que tenham mais atenção com os filhos e que, mesmo após ter colocado a pulseira de identificação, não deixem de ficar atentos. Percebemos que depois que os filhos estão com a pulseira, os pais relaxam. Somente hoje (6/07) tivemos o caso de uma mesma criança que se perdeu três vezes dos pais, mesmo estando com a pulseira”, enfatiza o tenente Adriano Goncalves, do Corpo de Bombeiros.

Confira as fotos:

Fonte: Agência de Notícias do Pará.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários