O Transporte Aeromédico

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

PAULO FRANGE

Transporte aeromédico é o resgate ou a remoção de doentes graves, por meio de helicópteros em locais que ambulâncias não possam rapidamente alcançar, ou mesmo em situações em que o doente necessite de um transporte inter-hospitalar que seja mais adequado por via aérea. É seguro, rápido, e proporciona uma assistência quase imediata aos feridos e ou pacientes, podendo salvar muitas vidas.

2013-05-07 Visita Helicentro-Samu (42)

É claro que, por trás deste tipo de transporte, há uma tripulação competente e treinada, que cumpre com protocolos de atendimento, muitos deles até internacionais, e utilizando-se de equipamentos e materiais especializados, tornando possível o atendimento, com sucesso e sem incidente.

As aeronaves, passaram por grandes transformações nos últimos anos, saindo de equipamentos rudimentares para helicópteros, e aviões.

Nos EUA, temos mais de 16 mil transportes aeromédicos por ano, e no Brasil, cerca de cinco a sete mil por ano. Temos um vasto território, com péssima malha rodoviária e somos líderes em acidentes automotivos urbanos e rodoviários.

O SAMU em São Paulo, tem prestado enorme contribuição no atendimento às urgências e emergências na cidade. Não vamos discorrer sobre números, pois já o fizemos em outras ocasiões. Agora, temos que refletir sobre os avanços. Passa naturalmente pela valorização do corpo funcional. Mas também por qualificação dos equipamentos.

Atualmente utilizamos no resgate aeromédico, helicóptero Águia, da Policia Militar, que é um equipamento ágil, porém pequeno e com limitações. Tem cumprido o seu papel de forma heroica e com sucesso. No século XXI, temos que buscar as inovações e avanços tecnológicos. E eles existem.

2013-05-07 Visita Helicentro-Samu (48)

Assistimos, nos últimos tempos, a evolução dos equipamentos e inclusive das aeronaves. É chegado o momento de avançar ! Temos que estar atento e à frente desses avanços ! São Paulo tem que continuar a conduzir e estar na vanguarda das inovações, oferecendo a população e aos turistas e frequentadores dessa megalópolis, toda a segurança que a medicina disponibiliza hoje em qualquer cidade do primeiro mundo.

Fonte / Autor: Paulo Frange é médico, Vereador de São Paulo no curso de seu quinto mandato, Líder do PTB e membro da Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal de São Paulo.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários