EB realiza operação militar com aeronave não tripulada em Área de Proteção Ambiental

O Exército Brasileiro (EB) realizou, na tarde do dia 14 de outubro de 2013, a avaliação doutrinária de emprego operacional do “Veículo Aéreo Leve de Engenharia Não-Tripulado Especializado” (VALENTE), durante uma operação militar de levantamento aerofotogramétrico da Área de Preservação Ambiental do Pratigi, no sul da Bahia.

Além do Exército, estiveram envolvidos no evento os seguintes órgãos: Departamento de Engenharia e Construção (DEC), Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e Instituto Militar de Engenharia (IME).

equipe do valente

O objetivo foi estabelecer o alinhamento da tecnologia com as necessidades do monitoramento permanente patrimonial e de meio-ambiente, bem como o levantamento para estudos ambientais especializados, aplicados no Baixo Sul da Bahia.

O VALENTE foi apresentado às autoridades municipais locais, à Diretoria da Fundação Odebrecht, à Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (AGIR) e outras associações e cooperativas regionais.

Este projeto conta com a presença efetiva da Policia Militar da Bahia (PMBA) e da Secretaria de Estado de Segurança do Estado do Rio de Janeiro (SESEG).

A jornada de trabalho estabeleceu que a ação conjunta resultará no desenvolvimento de soluções de uso dual, com o propósito de tornar o Brasil auto-suficiente em tecnologias sensíveis, vinculando as linhas de pesquisa da Engenharia de Defesa do IME ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) do Baixo-Sul da Bahia, capitaneado pela Fundação Odebrecht, em projeto premiado pela ONU, bem como a construção, pelo Exército, da Estrada-Parque da APA do Pratigi.

O acordo de cooperação engloba o Exército Brasileiro, a Fundação Odebrecht, a Polícia Militar do Estado da Bahia e a empresa Flight Technologies, parceira do Instituto Militar de Engenharia no desenvolvimento do VALENTE.

VALENTE1

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

4 × quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários