Oficina do “Cidadescola” permite que crianças conheçam o Águia da Polícia Militar de São Paulo

O helicóptero Águia da Polícia Militar, meio de transporte que conheciam apenas pela televisão, ou só mesmo cortando os ares de Presidente Prudente, foi visto de perto na tarde desta sexta-feira (31/08), por 25 alunos que estudam na Escola Municipal Catarina Martins Artero, com sede na Vila Maristela.

Eles participaram da oficina de Educação para o Trânsito e Cidadania, do Cidadescola. Acompanhados da oficineira do programa, Nilza de Almeida Bina, os estudantes estiveram no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, para conhecerem de perto o trabalho do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar (GPAE).

No hangar da PM, os pequenos que pareciam eufóricos com o momento, tiraram dúvidas sobre o trabalho do policiamento aéreo, bem como conheceram todos os equipamentos especiais de salvamento em situações de risco, como enchentes e locais isolados de difícil acesso.

As instruções foram transmitidas pelos policiais que fazem parte do GPAE, o cabo PM Fabiano de Souza, e o soldado PM Wendel Menelau. Como a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) é parceira da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) na realização do projeto, o agente de trânsito, Rogério Carrara, também acompanhou as crianças na visita.

Lá, após receberem instruções sobre os tipos de salvamentos e resgates, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecerem o interior da aeronave que tem espaço para o piloto, co-piloto e mais quatro tripulantes. “Em todas as escolas onde realizamos essa oficina, fazemos questão de trazer as crianças para conhecerem o Águia que é um meio de transporte utilizado em operações e perseguições como apoio do patrulhamento terrestre. E o objetivo de trazê-los ao aeroporto é justamente esse, explicá-los sobre o trabalho realizado pelo helicóptero”, explica a oficineira.

Ainda de acordo com ela, desde quando começaram as visitas ao hangar da PM, o feedback por parte dos alunos dentro da sala de aula tem sido cada vez melhor. “Esse contato incentiva a mudança no comportamento com noções de respeito às regras e em relação à disciplina no dia a dia. Por isso as visitas têm superado nossas expectativas, mesmo porque todo o conhecimento que lhes são transmitidos aqui, é trabalhado quando retornamos a escola. E prova de que as visitas têm dado resultado, é que pelo menos mais duas visitas estão previstas para acontecerem em outubro”, encerra.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Presidente Prudente

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns à Policia Militar e ao Grupamento Águia pela iniciativa de demonstrar o trabalho efetuado e aproximar as crianças desta instituição tão importante para a população.

  2. lindo e louvável esta ação de levar grupamento águia da policia militar do est de sp para as escolas me lembro quando garoto tinha estas atividades no caso não era águia eram os helicópteros da forças armadas mas voltando a atitude atual gostaria de ver mas açao como estas nas escolas de sp capital e muito importante jovem , adolescente ate adultos ver trab lindo que a policia militar do estado de sp a locomotiva do brasil bairros da periferia precisa de estarem mas unidos a todo este serviço ai teremos uma juventude amigos do bem e amigos da policia militar

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

cinco × quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários