Operação conjunta do GRPAe/FAB/COE no acidente do helicóptero R44/PT-YON

A Aeronave Robson 44, prefixo PT-YON, acidentou-se em 10Set10, por volta de 11:30h, na serra do mar, sendo solicitado apoio às buscas pelo SALVAERO Curitiba, da Base de Radiopatrulha Aérea da Praia Grande e da Força Aérea Brasileira.

Em 11Set o Águia 3 da BRPAe Praia Grande realizou sobrevôo pela região de serra, deslocando das imediações da Imigrantes, sentido Itanhaém. Chegando em Itanhaém, proximidades da fazenda Mambú, avistaram a Aeronave do SAR (SAR-2810) que também efetuava buscas, e em contato via rádio, informaram a equipe do Águia 3 que haviam localizado o cone de cauda da aeronave.

Destroços da aeronave

Com essa informação o Águia 3 prosseguiu nas buscas, realizando sobrevôo nas imediações para localização dos destroços. A cerca de 100 metros da posição do cone de cauda, o Águia 3 localizou os destroços e visualizaram um corpo, repassando a informação ao SAR-2810, informando que o SAR-8733 (helicóptero Super Puma) estava a caminho dali para prosseguir nas buscas.

O SAR-8733 chegou ao local e fez o lançamento dos homens SAR, sendo acompanhado pela equipe do Águia 3. Após as buscas, localizaram o corpo do piloto, Waldemir Ricardo da Silva, de 30 anos, sendo transportado até o aeroporto de Itanhaém, onde compareceu o Delegado de Plantão e a Polícia Científica para realização de perícia.

Devido ao horário (Pôr do sol) foram encerradas as buscas ao corpo do empresário, para serem reiniciadas no dia seguinte (domingo).

Local dos destroços

Por solicitação do SALVAERO Curitiba foi acionado o Comando de Operações Especiais (COE) da PMESP para ajudar nas buscas, o que foi iniciado no sábado mesmo.

Na Manhã de domingo, o pelotão do COE, sob o comando do Ten PM Zocchio compareceu à BRPAe Praia Grande, e inicialmente a aeronave SAR-8733 deslocaria até a BRPAe, porém, devido as condições climáticas pela Base Aérea de Santos não puderam decolar. Resolveu-se então, iniciar o lançamento dos policiais do COE através do Águia 3.

Foram lançadas (através de Rapel) três duplas, sendo o corpo do empresário, José Lázaro da Luz, de 51 anos, localizado a cerca de 100 metros do local dos destroços e preparado para o transporte pelos policias militares do COE.

Super Puma, SAR-8733, na operação de retirada dos corpos

A retirada do corpo e dos policias militares do COE foi realizada pela aeronave SAR-8733, que decolara do Núcleo da Base Aérea de Santos. Antes da chegada da aeronave o corpo e os policiais militares do COE já se encontravam pela clareira no local do acidente.

Com a chegada da aeronave o corpo e os policiais do COE foram retirados do local. O corpo foi transportando para o aeroporto de Itanhaém.

Equipes do GRPAe e da FAB que trabalharam na remoção dos corpos

Equipe do Águia 3 no sábado:
– Comandante da Aeronave: Cap PM Gallo Rodrigues
– Comandante de Operações: Ten PM Bortolin
– Tripulantes Operacionais: Sgt PM Cruz, Sd PM Pereira e Sd PM Guelfi.

Equipe do Águia 3 no domingo:
– Comandante da Aeronave: Cap PM Rocha;
– Comandante de Operações: Ten PM Bortolin;
– Tripulantes Operacionais: Sd PM Pereira, Sd PM Guelfi e Sd PM Menezes

Equipe do COE:

Ten PM Zocchio, Sgt PM Almeida, Sgt PM Luciano, Cb PM Soriano, Cb PM Ivamoto, Sd PM Assumpção e Sd PM Santana.

Equipe do Super Puma da FAB:

Cap Av Leonardo, Ten Av Fernando, SO Feitosa e equipe.


5 COMENTÁRIOS

  1. Excelente reportagem CMT Beni,divulgando na integra o ocorrido no Fato,o Águia 3 teve um papel importantíssimo nessa Operação conjunta com o COE( COMANDOS E OPERAÇÕES ESPECIAIS) da PMESP,e do SAR da FORÇA AÉREA BRASILEIRA.BRAVO ZULU,a todos.

  2. Gostaria de externar os meus sentimentos aos familiares do Piloto e do empresário vítimas da queda dessa aeronave. Parabenizo ao GRPAe na pessoa do Sr TC Severo pelo excelente serviço prestado à sociedade. Meus cumprimentos aos idealizadores desse brilhante portal de notícias da aviação de segurança pública. Parabéns Cmt Beni!

    Farley R Soares – CBMMG

  3. Parabéns a todos os audazes guerreiros (militares estaduais e federais) que participaram desta operação. Um abraço ao amigo e ex-companheiro de curso de choque, Ten PM Zocchio, caveira vibrador e cumpridor de sua missão. Congratulações aos amigos do GRPAe. Sucesso a todos.
    P.S. pêsames a família das vítimas, Deus irá reconfortá-los.

  4. INTEGRAÇÃO É O GRANDE “MOTE” ATUAL !!!
    E A OPERAÇÃO ACIMA DESCRITA, MOSTRA COMO UM TRABALHO BEM PLANEJADO E SEGURO, PODE SER COMPOSTO POR EQUIPES DE DIVERSAS FORÇAS.
    INFELIZMENTE OCORREU ÓBITO, MAS TENHO A PLENA CERTEZA DE QUE ENQUANTO HOUVER A POSSIBILIDADE DE RESGATAR VIDAS, NOSSOS GUERREIROS-DO-AR CINGIRÃO OS ARES COM ESSE INTUITO.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dois × quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários