Operação Parintins 2010 terá policiamento aéreo

Manaus – A Polícia  Militar do Amazonas (PM/AM) enviará mais 790 policiais ao município de Parintins (a 325 km de Manaus). O objetivo é garantir a segurança pública durante o 45º Festival Folclórico, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de junho. A ação começa a partir de 18h do dia 24 de junho e deverá seguir até o dia 30.

GRAer/AM

De acordo com a PM, a Operação Parintins 2010 terá policiamento redobrado devido aos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Para isso, um esquema de segurança envolvendo policiamento aéreo, com helicópteros sobrevoando o município, será montado. Conforme a PM, as manobras aéreas servirão de base para a copa de 2014.

Atualmente o GRAer/AM conta com 03 (três) helicópteros (“Águias”), sendo: 01 (um) Schweizer 300 CBi (PR-LIS – 2007) e 02 (dois) AS 350 B3 Plus (PR-EAM – 2009 e PR-EAN – 2010).

Segundo o Coronel Dan Câmara, Comandante Geral da PMAM, a intenção é redobrar a segurança pública desde a saída dos barcos em Manaus. “Nosso trabalho será reforçado para que tudo corra dentro da normalidade”, disse.

Fiscalização nas Praças

Vista aérea da cidade de Parintins. Foto: Agecom

Nos dias de jogos da Seleção Brasileira, a Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, Praça dos Bois, Balneário do Canta Galo e Flutuante da Soraia contará com esquema especial de segurança. Na partida entre Brasil e Portugal, no dia 25 de junho, por exemplo, a PM montará o “Fan Parks”, ambiente com aparelho de TV, cadeiras e mesa, para garantir a tranquilidade dos torcedores que estiverem concentrados nesses locais.

Outra novidade da Operação Parintins será a utilização de “Jet sky” por policiais do Batalhão Fluvial que estarão apoiados por duas lanchas do Pelotão de Policiamento Fluvial. A ação prevê ainda patrulhamento em Triciclos. A ação deverá ser adotada na cidade após o Festival.

Conforme coronel Ricardo Magno, comandante da Operação, a fiscalização terá a participação de policiais do Comando de Operações Especiais, seis cavalos do Regimento de Polícia Montada e uma guarnição com um cão farejador da Companhia de Policiamento com Cães. O Grupamento Aéreo (GRAER) completará a Operação, utilizando aeronaves em apoio às ações policiais em terra e água.

Fardamento diferenciado

Ainda dentro das novidades da Operação, os policiais militares estarão usando uniformes especiais: os que trazem a cor verde, estarão desenvolvendo atividades na área externa da arena do bumbódromo, os uniformes nas cores azuis e vermelhas, estarão vistoriando as arquibancadas de Caprichoso e Garantido. Já os policiais apresentando no uniforme detalhes amarelo atuarão no trânsito da cidade, os que estarão dando segurança com a cor de uniforme cinza das forças especiais, estarão patrulhando o entorno do Bumbódromo, bairros, logradouros públicos, áreas fluviais e o Aeroporto Júlio Belém.


Fonte: Portal Amazônia


Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

15 − treze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários