Operações aéreas do Corpo de Bombeiros e SAMU de Santa Catarina – “Guardiões da Vida”

Santa Catarina – O serviço de resgate e salvamento com uso de helicóptero, em parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, teve inicio no dia 20 de janeiro de 2010.

A criação e ativação do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina aconteceu pela edição do Decreto Estadual nº 2966, de 02 de fevereiro de 2010, ao qual compete as operações de busca e salvamento com aeronaves, e missões afetas aos bombeiros e defesa civil em todo o território catarinense, e contando atualmente com uma Base da Unidade Aérea sediada em Florianópolis.

A_CNYG_CIAEtA1D

O BOA possui atualmente entre seus integrantes habilitados em operações aéreas orgânicos e não orgânicos: 3 Pilotos Comandantes de Aeronaves (instrutores de vôo), sendo 1 Examinador Credenciado pela ANAC; 7 Copilotos; 31 Tripulantes Operacionais, sendo um médico; 4 Apoios Solo; e 2 Mecânicos de Aeronaves formados no SENAI-SC e 2 em formação.

Em quatro anos de atividades o BOA-CBMSC, em parceria com o SAMU SC, da Secretaria Estadual de Saúde, atenderam 2.678 ocorrências, com mais de 2.301 pessoas diretamente atendidas/socorridas, com 1.854,8 horas operacionais voadas, computadas até o dia 17 de janeiro de 2014.

O SAMU da Secretaria de Estado da Saúde de SC integra os serviços aéreos com uma equipe composta por 7 médicos e 6 enfermeiros, com experiência em suporte avançado de vida aeroespacial.

No período de 20 de janeiro de 2010 a 31 de março de de 2012 a Unidade Aérea operou a aeronave PT-HLU (helicóptero modelo Esquilo B), sendo este locado da empresa HELISUL.

Este trabalho desempenhado com qualidade e profissionalismo pela Tripulações, possibilitou a aquisição de um helicóptero próprio, com investimento de 50% para cada Corporação (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Secretaria Estadual de Saúde), sendo um modelo Esquilo B-2, fabricado em dezembro de 2003, que possui também farol de busca e flir (imageador térmico), que foi entregue as Corporações no dia 09 de março de 2012.

ARCANJO 01_Estatistica de 20 jan 2010 a 20 Jan 2014_BOA_CBMSC e SAMU SC_4anos

O BOA/CBMSC recebeu como fiel depositário, com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um avião Cessna 210 “Centurion”, ano 1981, com capacidade para 2 Pilotos e 4 passageiros, o qual será utilizado para transporte de Força Tarefa, APH e atendimento avançado de suporte de vida, apoio a equipes de transplante de órgãos, monitoramento ambiental, apoio a Justiça Estadual e Federal em SC, e apoio as Defesas Civis, dentre outras missões afetas ao CBMSC, o qual será entregue e entrará em operação no dia 20 de janeiro de 2014, às 18:30Hs.

Foram também adquiridos para equipar a Unidade Aérea, com recursos do CBMSC, 01 caminhão de transporte de 3.000 litros de combustível, e 01 camionete para transporte de equipamentos, que possibilitam melhorar o atendimento fora de Base, principalmente em ocorrências que envolvam eventos climáticos e apoio as defesas civis dos Municípios e Estado, a exemplo das últimas enchentes que atingiram SC no mês de setembro de 2013, onde estes equipamentos foram fundamentais para atendimentos no Alto Vale, onde não existem locais de abastecimento de combustível de aviação próximos.

aviao_bombeiros

Ao longo de 2010/2011/2012/2013 foram adquiridos EPIs e equipamentos como por exemplo: coletes de sobrevivência no mar/selva com heedes; botas de voo; luvas e macacões de voo anti-chama; 01 desencarcerador, equipamentos de salvamento em altura e no mar.

O Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional (MGSO) da Unidade Aérea foi recebido e aprovado pela ANAC em 2011, o que contribui de forma incisiva para a segurança de voo das operações aéreas desenvolvidas.

A capacitação foi desenvolvida e implementada com treinamentos periódicos das atividades operacionais afetas aos serviços de resgate aéreo, assim como com a realização dos seguintes cursos aos seus integrantes ao longo de 4 anos: Piloto de Helicópteros e Avião, Instrutor de Voo, Examinador Credenciado da ANAC, Tripulantes Operacionais, Apoios Solo Operacional e Mecânicos de Voo.

A Diretriz Operacional nº 20/2011 que regula o emprego do uso de aeronaves na Corporação foi aprovada em 29 de abril de 2011. As ocorrências das guarnições do ARCANJO podem ser acompanhadas on line por:
– Twitter: @ARCANJO_01
– Facebook: Arcanjo Sc
– Anv Arcanjo
– Telefones BOA: 0xx48-32712505 / 32712506

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia amigos (as). Com meus cumprimentos, agradeço as manifestações positivas recebidas, as quais nos incentivam a continuar a desenvolver a missão de Salvar Vidas. Parabéns a todos (as) e excelentes voos!!! EDUPERCIO PRATTS – Ten Cel BM Cmt BOA CBMSC
    As ocorrências das guarnições dos ARCANJOS podem ser acompanhadas on line por:
    – Twitter: @ARCANJO_01
    – Facebook: Arcanjo Sc
    – Anv Arcanjo
    – Telefones BOA: 0xx48-32712505 / 32712506

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 × 4 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários