Órgãos de segurança simulam resgate de vítimas com helicóptero em Parintins

Os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado envolvidos no 46º Festival de Parintins realizaram, na manhã desta sexta-feira (24), uma simulação de salvamento de vítimas graves de incêndio.

A ação integrada teve o apoio de um helicóptero (Bell 412, PT-HUK) da Líder Táxi Aéreo a serviço do Governo do Amazonas, por meio de parceria com a empresa HRT O&G, que estará de prontidão durante os três dias da festa.

A simulação, executada por cerca de 60 homens do Corpo de Bombeiros do Amazonas e da Defesa Civil do Estado, teve início na Praça dos Bumbás. Nesse local foi realizada a triagem e remoção de cinco pessoas que estariam politraumatizadas.

“Quando recebemos a ligação pelo 193, levamos um minuto e meio para se deslocar do quartel até o lugar do acidente”, destacou o comandante da operação, major Ruas Braga.

Paralelamente, o helicóptero a serviço da Defesa Civil do Estado entrou em ação, sendo posicionado nas proximidades do Bumbódromo, na área do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) do município. O percurso das oito viaturas do Corpo de Bombeiros até esse ponto também durou aproximadamente um minuto e meio.

Com a chegada dos feridos, técnicos e brigadistas voluntários capacitados pela Defesa Civil deram suporte aos bombeiros no isolamento da área e evacuação da população nos arredores. O simulado encerrou com a decolagem do helicóptero transportando as vítimas, no qual médicos intensivistas da Força Aérea Brasileira (FAB) prestaram atendimento pré-hospitalar.

O Disque 193, coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), está disponível em regime de plantão 24 horas. A população e visitantes de Parintins também podem contar com esse serviço em casos de acidentes de trânsito, afogamentos, desmoronamento, mal súbito e atendimento de primeiros socorros.


Fonte: Portal do Governo do Estado do Amazonas.

Fotos: Alfredo Fernandes / Agecom.


Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

doze + vinte =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários