Os 5 Maiores Mitos dos Sistemas de Visão Melhorada

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Mito 1: Os Sistemas de Visão Melhorada (EVS) têm apenas um único uso

Muitos proprietários de aeronaves ou operadoras acreditam que os EVS são usados apenas em operações durante períodos de escuridão. Os Sistemas de Visão Melhorada fornecem uma consciência situacional aumentada durante o dia, a noite, aos óculos de visão noturna (NVG), às Regras de Voo por Instrumento (IFR), aos combates a incêndio, aos serviços de emergência médica e de busca e resgate (SAR) e às operações de voo ALE e de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).

A maior parte das operações de voo ocorre durante os períodos de visibilidade reduzida que são associados com visão obscurecida como nevoeiro, fumaça, neblina, poeira, neve, chuva ou níveis baixos de iluminação. Todos estes podem ser fatores contribuintes quando o assunto é possíveis incidentes de colisão com o solo em voo controlado (CFIT) e de entrada inadvertida por condições meteorológicas por instrumento (IIMC). Os EVS ajudam na mitigação destes fatores permitindo que os pilotos vejam com clareza.

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Mito 2: Não precisamos de EVS, pois temos Óculos de Visão Noturna (NVG)

Ouço muito isto e não é verdade. Os EVS complementam as operações com NVG permitindo aos pilotos ver o tempo e a condição visual obscurecida antes que se tornem um perigo.  Infelizmente, os NVG podem embalar os pilotos em uma sensação falsa de segurança, fazendo-os acreditar que “podem ir onde ninguém foi antes”.

Os NVG podem penetrar em algumas condições visuais obscurecidas leves sem o piloto estar consciente destas condições.  Isto pode rapidamente levar a um evento de IIMC ou CFIT.  Os EVS complementam as operações com NVG durante os períodos de baixa iluminação ou de altos níveis de luz ambiente, enquanto os NVG complementam os EVS durante os períodos de cruzamento termal.  As operações simultâneas de EVS e NVG trazem o que há de melhor em ambos os mundos.  Simples!

Mito 3: Os EVS são caros e não há retorno algum do investimento

O custo dos EVS é bastante baixo comparado com novas tecnologias.  Os EVS podem ser agora obtidos para as aeronaves experimentais onde o custo é, muitas vezes, proibitivo para as aeronaves comerciais e corporativas mais caras disponíveis.

Muitos fabricantes de equipamento original (OEM) oferecem os EVS como uma opção recomendada.  As instalações pós-venda também estão disponíveis para a maioria das aeronaves de asa fixa e de asa rotativa. Os EVS preservam ativos, investem na retenção da tripulação de voo, ajudam na adjudicação de contrato e retenção, enquanto qualificando, possivelmente, para abatimentos de seguro.  Eles têm sido considerados como um dos melhores aprimoramentos de Segurança disponíveis desde 2009.

Mito 4: Temos um sistema de processamento de imagens Turret; não precisamos de EVS

Os sistemas Turret são ótimos, não há dúvida, mas que ferramentas o piloto tem?  Normalmente, o turret é utilizado pelo piloto ou por um tripulante que não está voando para tarefas específicas das missões. Os EVS fornecem um sistema de visão aprimorada dedicado para o Piloto voando a aeronave para uma consciência situacional aumentada. As operações com Turret são melhoradas já que as orientações situacionais e espaciais do tripulante são expandidas. Os possíveis incidentes relacionados à CFIT devido à orientação turret são mitigados.

Mito 5: Não precisamos de EVS, temos um Sistema de Visão Sintética (SVS)

A visão sintética foi um grande salto na tecnologia.  A SVS representa uma visão pictorial tridimensional do terreno circundante com a atitude da aeronave, o indicador de curso e avisos sobre o terreno e obstáculos. A pergunta é: quão atual é a sua base de dados? Quão exato é o seu sistema de navegação? Todos os obstáculos e riscos conhecidos estão representados na base de dados do seu SVS? Os EVS tornam-se multiplicadores de força, mais uma vez, complementando o sistema de visão sintética. O que você vê é o que você obtém. Os riscos conhecidos e desconhecidos são facilmente observados; a posição e a atitude do SVS são verificadas imediatamente. A consciência situacional e a produtividade aumentam. A carga de trabalho dos pilotos diminui.

Fonte: Rotorcraft Pro Magazine/ Reportagem: Dale Farr.

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