Piloto de helicóptero que participou de caçada a Matemático é afastado

A Polícia Civil informou nesta segunda-feira (6) que decidiu afastar das funções o piloto Adonis Lopes de Oliveira, que pilotava o helicóptero usado para capturar o traficante conhecido como Matemático, em maio de 2012. O caso foi arquivado em novembro, mas ganhou novos rumos depois da exibição, no último domingo (5), pelo Fantástico, da caçada da polícia ao traficante, como mostrou o RJTV. (Clique e leia a matéria)

adonis

As imagens foram entregues ao Ministério Público Estadual e Federal. Elas foram levadas pelo deputado Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

“Eles vão abrir investigação e vão oficiar a Civil e a Federal pra saber o nível de responsabilidade de cada uma delas para a partir dai poder proceder nas suas responsabilidades”, disse Freixo.

O Procurador Geral de Justiça do Estado, Marfan Vieira, determinou a reabertura imediata do inquérito. O caso tinha sido arquivado havia seis meses.

“As imagens são efetivamente muito fortes. Me pareceu uma operação muito desastrada feita de maneira inconseqüente”, afirmou Marfan.

Caçada ao traficante

A caçada a Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, considerado um dos maiores traficantes do Rio, foi em maio de 2012. A Polícia Federal repassou informações às equipes da polícia militar e à equipe da polícia civil, que estava a bordo do helicóptero.

A câmera da aeronave tem um sensor que detecta o calor de corpos e objetos e as imagens captadas por ela são vistas apenas pelo operador do equipamento.

A perseguição a Matemático se estendeu por cerca de nove quarteirões da favela da Coreia, na Zona Oeste do Rio e durou menos de dois minutos.

Casas atingidas

Enquanto os disparos eram feitos pessoas passavam nas ruas, casas foram atingidas e um prédio levou pelo menos cinco tiros. Segundo os policiais, os bandidos atiraram contra o helicóptero. O corpo do traficante foi abandonado cinco horas depois, durante uma troca de tiros com a PM, a três quilômetros do fim da perseguição.

O RJTV procurou a Secretaria de Segurança para saber se a operação foi oficial, se a Secretaria sabia dos riscos que uma ação como essa oferecia e se, logo depois, tomou conhecimento da forma como ela foi realizada. Mas a Secretaria de Segurança voltou a divulgar a mesma nota enviada antes da exibição das imagens pelo Fantástico.

“Há um setor especializado nessas ações que tem que dar uma resposta à sociedade. Quem teve a responsabilidade de agir, tem que ter a responsabilidade de arcar com as consequências”.

Ao Fantástico, a Chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, informou que só tomou conhecimento de como a operação foi executada na última sexta-feira (3) pela Corregedoria.

A Polícia Federal informou que investigava a quadrilha de Matemático e que forneceu a possível localização dele à Polícia Civil, que realizou a operação. Já a Polícia Militar confirma que participou do cerco ao traficante e afirmou que, durante a ação, o blindado teve os pneus furados e as equipes seguiram para o local a pé.

Fonte: G1.

21 COMENTÁRIOS

  1. Penso que o piloto deve realmente ser afastado. Penso que os policiais, militares e civis, devem pensar mais nos reflexos de suas ações, principalmente quando estes atingem a sua dignidade e a de sua família. Penso que todos os bons policiais, todos, não devem dar um “algo a mais” pela profissão e nem pela sociedade: um, porque este “algo a mais” está impregnado de pessoalidade, e um dos princípios que regem a administração pública é justamente a IMPESSOALIDADE; e dois, porque a sociedade não precisa de heróis, precisa de educação. Penso que os policiais não devem ajudar na venda de jornais e nem aumentar a audiência das emissoras de televisão. Penso que os policiais devem, com as suas ações, ratificar o Art. 144 da CR/88 no tocante a divisão da responsabilidade com a segurança pública: segurança pública é dever do Estado, mas é direito e responsabilidade de todos. Dessa forma, a sociedade e a mídia têm responsabilidades para com a segurança pública. Penso que a policiamento deveria ser a última face do Estado e da sociedade no combate a violência, mas parece que é a única. Penso que os policiais devem prestar mais atenção as suas famílias, pois os seus filhos precisam de pais e de paz. Penso que, ideologicamente, todos os policiais devem se afastar de quaisquer ações que possam implicar em modificações em suas esferas de tranquilidade individuais: deixem às emissoras somente as notícias onde os protagonistas não sejam os policiais. E lembrem-se caros irmãos: não se deixem usar, pois nós não somos descartáveis.

  2. Os Pilotos e Tripulantes do GRAER PMGO, de Goiás, vem a publico declarar apoio irrestrito aos Companheiros e heróis do Grupamento Aéreo da Policia Civil do Rio de Janeiro….Ficamos tristes, com comentários de pessoas que vivem em um mundo de Alice no País das Maravilhas”’$$$””….O Brasil é um País único e com legislação unica, porem é bastante eclético em seus costumes e também o será em suas Doutrinas Operacionais, se em seu Estado ou Região o uso de Aeronave desenvolve uma Doutrina de Plataforma de observação, parabéns e felicidades pois ainda não chegou o momento de Vossas Senhorias interferir na ocorrência, e espera se que o dia que isso for necessário seu Grupamento esteja preparado para isso. Por isso não venha me falar em Conduta insegura, pois o simples fato de voar em Segurança Publica já foge uma serie de princípios, caso contrario não necessita de aeronave, ou simplesmente vamos fazer taxi aéreo do Governador e de autoridades. Quanto a proporcionalidade, da ação quem decide é o agente de segurança e quem julga e o judiciário/tribunal do Júri. Quanto aos ”’se”’…..a operação foi um sucesso…..E como diz meu Comandante : ”’ Se minha mãe tivesse 6 peitos, eu era um leitão”’.
    Capitão Alessandro Arantes GRAER GOIÁS BRASIL.

    • Com aquela “saraivada” de tiros e não atingir o meliante, o Sr.Capitão ainda escreve dizendo que a operação foi um sucesso??????? quem atingiu fatalmente o bandido foi a operação terrestre.
      Se fosse numa guerra real com toda certeza ele teria sido abatido. Fato.

      • Quem atingiu??? Foi equipe Terrestre…. ótimo, mais um motivo para não afastar o Piloto….E Volto a repetir se minha Mãe tivesse 6 peitos eu seria um Leitão. Os bons não trabalha com ”’se”’…

  3. Com todo respeito que me cabe, quantos adolescentes perderam a vida, perderam não, perdão, tiveram suas vidas tomadas pelo trafico de drogas chefiado pelo matemático?
    Quando Tim Lopes foi queimado de forma cruel e desumana, não foi a equipe de direitos humanos que comandou a operação na favela da grota.
    Emissoras manipulam de forma estúpida mentes que não tem opinião própria, eu quero ver quem vai botar uma camisa dos direitos humanos e invadir uma favela pra tomada da UPP, isso é uma guerra, é um traficante morto hoje pra poupar a destruição de famílias
    amanhã, é pra toda crueldade que esses senhores do crime fazem tomar um tiro na cara é pouco!
    COMANDANTE ADONIS VOCÊ É UM HEROI, ASSIM COMO TODO POLICIAL QUE SE PREOCUPA COM O DIREITO E A SEGURANÇA DO CIDADÃO DE BEM BRASILEIRO.
    EU QUERO SER COMO VOCÊS QUANDO FOR POLICIAL.

  4. É muito fácil fazer avaliações e julgamentos, principalmente para alguns “ex-especialistas” de plantão, “altamente capacitados”. Mas, somente os que estiveram efetivamente na ação é que sabem como realmente foram os fatos. A realidade é que ocorreram erros, ou sabotagens, porque um vídeo como este deve ser preservado, faz parte de material confidencial e que jamais deve ser apresentado publicamente. Provavelmente o SAER e seus integrantes devem ter sido sabotados ou mesmo sofrido alguma ação de vingança, por diversas motivações, as quais não nos cabe citar e avaliar o mérito, ao menos neste momento.

    No entanto, cabe ressaltar que tanto essa quanto diversas outras ações dessa respeitada unidade, foram inquestionáveis em termos de precisão, atingiram o objetivo e não causaram nenhuma baixa de civis. Foi demonstrada uma atuação com certa emoção momentânea, mas muito precisa e mesmo com possível excesso de disparos realizados, não ocorreram danos colaterais graves. Sabe-se também que o criminoso abatido jamais se entregaria e, provavelmente, em conjunto com seus colaboradores, travaria um duro combate com as forças de segurança. Nesse caso, se houvessem baixas de Policiais ou Civis, certamente já seria algo passado e não estaria gerando esse “tumulto” atual.

    O Brasil está mergulhado na violência, a sociedade está cada vez mais acuada. São recorrentes as ações criminosas que demonstram uma grande covardia dos criminosos que matam pessoas inocentes por simples prazer. A opinião púbica, da sociedade de bem que paga pela sua segurança, não é levada em conta. Façamos uma pesquisa e avaliemos o que a sociedade quer, uma policia efetiva ou omissa. Deixando de lado a questão de abusos, excessos e corrupção que realmente ocorrem, temos a certeza de que grande percentual da população apoia as ações ocorridas no Estado do Rio de Janeiro.

    Quanto a algumas opiniões que vem sendo levantadas, como de uso dos Helicópteros apenas para ações de observação nesses casos, é algo que chega a ser hilário. É comprovado que esse tipo de ação, armada, tem trazido resultados e, na maioria das ocasiões, é o principal obstáculo encontrado por grupos criminosos. O Helicóptero é o que tem condições de dar a primeira, além de mais rápida, resposta aos crimes ocorridos, chegam rapidamente onde veículos não podem chegar. A efetividade e legitimidade dessas ações são inquestionáveis, salvo alguns erros e possíveis abusos, que devem ser minimizados pelas corporações, através de capacitação, avanços em capacidades tecnológicas, padronização operacional, dentre outras práticas.

    Quanto à instalação de armamento fixo nas aeronaves, é algo que deve ser avaliado tecnicamente, sem interesses “extras”. A fim de verificar se poderia ser algo que contribuiria com a maior precisão e segurança nesse tipo de operação. Somente assim seria possível chegar a um consenso. O Exército tem vetado, mas será mesmo por questões de segurança, ou seria por pura vaidade, pensamento retrógrado, ou porque eles não têm de realizar esse tipo de ação, sem uso dessa opção de armamento. Tudo deveria ser avaliado pensando-se apenas na segurança e precisão operacional, objetivando resultados efetivos para a segurança e anseios da sociedade. Esta que paga pelo trabalho e efetividade de todos os funcionários públicos, incluindo os Militares. A mesma merece ações independentes de qualquer interesse que não seja o seu melhor bem estar.

    As questões éticas e morais devem ser sempre avaliadas, mas não só nessas ações, também nos casos ocorridos em relação à violência que criminosos tem praticado contra a população. Sabemos que isso é um assunto muito mais amplo que a questão elencada neste tema (matéria do site), mas não se podem usar as palavras ética e moral sem prever, antes de tudo, a opinião e segurança da sociedade “de bem”. Deve-se excluir pensamentos e opiniões de grupos ou pessoas com interesses empresariais (como empresas fabricantes de helicópteros, um pouco ressentidas), vaidade e disputa de corporações, mesmo dos defensores dos direitos humanos, que “na maioria”, são defensores apenas dos criminosos, não se movem em casos de crimes contra a sociedade justa e correta. Sejamos sérios e imparciais.

  5. Enquanto isso nos EUA não querem sequer enterrar um dos responsáveis pelo atentando em Boston… Devia sim realizar uma sindicância interna para saber quem “cedeu” por uns bons trocados, imagens restritas e pertencentes a uma aeronave de um órgão da Segurança Pública.

  6. Muito bom Cmt. Adonis missão cumprida: 27 anos de casa, 25 anos de aviação, 400 operações no currículo + ou – 7.000 hs de voo (esquilo + caveirão ). Levante a cabeça irmão. Olha para o futuro. Vaga garantida na PETROBRAS (OFFSHORE) na Bacia de Campos. Bons voos. TITO/DPF

  7. Minha mensagem ao Cmt Adonis.
    O Cmt Adonis, bem como outros comandados, quer da Polícia Civil ou Militar, realmente têm que acatar as ordens recebidas de seus comandantes diretos, mas usar também das suas estultícias para o desempenho de um bom serviço e em determinadas ocasiões tem que agir de acordo com a situação independente de regras ou atos.
    Posso até concordar com o que muitos já falaram à respeito desse incidente de percurso da polícia civil. Posso até concordar em afirmar que o Cmt Adonis errou no desempenho de sua missão; posso até concordar que usou exageradamente dos meios a que dispunha para levar a cabo o bom resultado dessa missão; posso até concordar que pôs em risco a vida de pessoas que não tinham nada haver com o fato em si.
    Mas isso tudo é ponderável e legitimamente aceito quando se tem um comando inerte e factóidico no que se refere à questão de segurança pública.
    Muitos passos positivos foram dados mas com atitudes suspeitas ao ponto de vista da tal “ pacificação “.
    Para que todos saibam, todas as ordens partem de um comandante e nunca de um comandado e no caso do Cmt Adonis ele é um comandado e agiu dentro do que solicitaram para a parte operacional do acontecido. Portanto ele teve um comando recebido a cumprir. Isso é que tem de ser falado e que parece terem medo de falar.
    O engraçado de tudo isso é que o caso foi no ano passado, em maio , e agora foram deflagrar o problema. Será que é por causa de culpa do Cmt Adonis ou é mais um artifício para reprimir as ações de quem quer, e deve, trabalhar sério ?
    Gostaria de saber o porque do Sr Beltrame não exigir o cumprimento de uma Lei Federal existente desde 1985 e que está em vigor e atende a todos os requisitos para, possivelmente, a extinção de grupos como Comando Vermelho, Terceito Comando, Amigo dos Amigos e outros. Desde 2006 quando dos ataques a policiais no Estado de São Paulo, venho solicitando o cumprimento dessa determinada Lei, mas ninguém me dá ouvidos. Mas sei bem o porque de não cumprirem o que determina essa lei. Se quiserem saber à respeito, procurem sobre a Lei nº 7.170 que trata da Segurança Nacional. Basta ler para entender.
    Gostaria de saber que combate é esse que fazem nas comunidades pacificando-as, mas que continuam, os marginais, agindo com armamentos e vendendo seu entorpecentes.
    Difícil vai ser explicar a situação de como conseguiram as metralhadoras FN Mag 7,62, utilizadas nos helicópteros, haja vistas elas não poderem ser utilizadas por questões várias e para sua utilização ter de existir uma autorização prévia do Ministério do Exército e Polícia Federal. Alguém falhou e não foi só o Cmt Adonis.
    Quero ver a máscara cair do nosso Secretário de Segurança e a Chefe de Polícia, pois terão que se explicar, SEM SE OMITIREM, sobre esse fato.
    Irão pular igual a batata em frigideira prontas a fritar !
    Os marginais se instalaram no País desde a época do Império e de lá para cá nunca houve um combate efetivo para o extermínio deles, simplesmente porque nunca houve uma preocupação com uma política educacional correta, mas pelo contrário as próprias autoridades constituídas decidiram acabar com uma das matérias que ajudavam muito a um melhor entendimento do que é viver em sociedade. Essa matéria chamava-se Educação Moral e Cívica e era acompanhada de outra matéria, Organização Social e Política Brasileira (chamada OSPB). Quem gira em torno de minha idade se lembrará delas.
    O País foi se modernizando e copiando os atos do povo considerado mais culto do mundo, os Estados Unidos da América do Norte, que de tanto serem inteligentíssimos deixaram que coisas horrendas acontecessem em seu País e proliferaram para o mundo e o “ Zé povinho “ brasileiro aprendeu e pôs na prática seus exemplos.
    Mas acho que chega por agora.
    Ao Cmt Adonis o apoio de um amigo de seu, talvez, melhor amigo Cmt Aécio Malagutti.

    • SIMPLESMENTE ACABARAM COM ESTAS MATÉRIAS NAS ESCOLAS POIS SE INSTALOU A “DEMOCRACIA” NO BRASIL, E COMO ESTAS MATÉRIAS JÁ VINHAM NO CURRÍCULO ESCOLAR DESDE MUITOS E MUITOS ANOS ANTES, DIZIAM QUE TUDO TINHA A VER COM O MILITARISMO E SEUS INTERESSES!!!!

      AGORA TEMOS UM BRASIL SEM “EIRA NEM BEIRA”!!!

      NEM MILITARISMO, NEM EDUCAÇÃO, NEM NADA DE BOM DO POVO E PARA O POVO AO NÃO SER SEM EDUCAÇÃO E À MARGEM DA LEI COM A BANDIDAGEM DOMINANDO TANTO SOB O COMANDO DAS FACÇÕES, COMO DOS POLÍTICOS E DA “GLOBO”.

      ASSIM VAI O BRASIL.

  8. Após esse triste episódio – a Aviação de Segurança terá dois rumos.
    ANTES e DEPOIS da operação na Favela da Coréia.
    Esperem e verá.

    • eu acho que não,porque triste ? a operação não foi bem sucedida? a proposito não existe fn minimi .30 somente 7,62 ou 5,56,por favor antes de falar sobre armamento, estude o assunto,e quando citar nome de piloto,utilize o termo correto CMT .bons voos

    • O que acho mais engraçado nessa estória, é o armamento – agora ninguém quer se responsabilizar ou bater no peito e dizer “O ARMAMENTO FUI EU QUE EMPRESTEI”. Marinha ou Polícia Federal, fico com o primeiro.

    • TRISTE EPISÓDIO!!!!!!! Morreu Policia? População ferida??? Então o que tem de triste nisso….As únicas pessoas tristes, são os comparsas e invejosos. E Volto a dizer: Se minha Mãe tivesse 6 peitos eu era um Leitão.

      • Na verdade, o que hoje as pessoas se preocupam é com culpados. Nessa história da vida real, não existe culpados e sim guerreiros. Que lutam e protegem a população por salários injustos e ainda tem de brinde uns sem noção para julgar. Morreu traficante, que mata e tira nossos jovens de suas familias e policiais estão sendo massacrados por isso. Imagine se fosse um cidadão de bem que tivesse sido vítima…pior de tudo “vitima de traficante”, quem seria o culpado. Ah!!! Já sei: popliciais, que a todo dia ponhe sua vida em risco por nóis!! Irônico esse brasil meu Deus… onde trabalhamos arduamente e ter um código penal que é um lixo: Omicidas, traficantes, esupradores, essa escória “tendo regalias” e ainda me lançam um bolsa crack. absurdo!!!!! Parabéns a todos que participaram dessa operação. Precisamos disso, para que eles vejam quem bota ordem nessa bagunça!!! Ou então: será que temos que deixar essa galerinha do mal ganhar mais espaço que já tem. Toma vergonha cambada de sem noção, a Polícia está aí p isso. Se o traficante tivesse fugido e feito vítimas a frente Policiais seriam rótulados e culpados também, pois aí o problema seria: “bando de desqualificados, policia treinada e deixa um meliante desses fugir”!! Na verdade o ser humano, por ignorância dos fatos toma decisões equivocadas e acabam falando e expressando merda!!! Precisamos de agentes assim: com atitude e vontade de um mundo melhor!!! Parabéns

  9. Faço das palavras do Capitão Arantes as minhas.
    O que foi preciso fazer foi feito. O Brasileiro esta se acostumando a picaretagem a malandragem e a toda essa zueira.
    Tudo vem dizer, a isso não pode, a aquilo tem os direito humanos a aquilo sei la o que mais..
    E a bandidagem fazendo da segurança o quintal para sua diversão. Somente no Brasil a população defende tanto a classe dos maginais. Somente no Brasil acontece esse poca vergonha de condenar quem faz o trabalho de PM como PM de verdade.
    Se for para um PM ou qualquer outra forma de segurança não puder fazer nada pensando nesse bando de hipócritas, seria melhor então não ter o serviço e que cada um cuido dos seus problemas. Ai então quando houver um cara assaltando a casa, roubando seu carro, passando drogas para seus filhos, estuprando suas mulheres e filhas os senhores procurem os direitos humanos, procurem a cautela, procurem os que são “responsáveis” para atuar em vossas causas. EU ODEIO esse tipo de gente HIPÓCRITA.
    A operação foi um sucesso, o bandido esta morto, menos um para quem sabe me causar algum tipo de problema no futuro. Parabéns ao PM e eu gostaria que todos os PM tivessem a mesma atitude com relação a segurança.
    Se houvesse a mesma atitude e não houvesse a essa falta de vergonha no governo e a hipocrisia da população como de alguns que aqui postam, esse pais seria um pais de primeiro mundo.

  10. NOBRES SENHORES “O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO”!! (CHARLES DE GAULLE), DISSE AQUI MESMO NESTE SOLO QUE PISAMOS DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA EM SUA ILUSTRE VISITA.

    GRANDE VISIONÁRIO DESTE ÍNFIMO FUTURO QUE HOJE VIVEMOS.

    POR SINAL SENHORES, NESTE DIA 8 DE MAIO DE 2013, A EXATAMENTE 68 ANOS ATRÁS TERMINAVA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NA EUROPA. HOJE DIA 8 DE MAIO É O FAMOSO “DIA DA VITÓRIA”!!!

    INFELIZMENTE AQUI NO BRASIL NADA TEMOS QUE COMEMORAR, POR NEM SEQUER O POVO E SEUS GOVERNANTES DE LEMBRAM E TEM RESPEITO ÀQUELES QUE SEU SANGUE DERRAMARAM PELA CAUSA DO “BEM DA HUMANIDADE”.

    É JUSTAMENTE ISSO QUE HOJE VIVEMOS, E NEM MESMO O GOVERNO, A SOCIEDADE E ESSA PORCARIA DE IMPRESSA (REDE GLOBO PRINCIPALMENTE) RECONHECEM O BEM QUE OS SERVIÇOS DE COMBATE AO CRIME DESENFREADO DESTE PAÍS TEM CORAGEM DE LEVAR COM MUITO CUSTO, SANGUE E SUOR AO CIDADÃO DE BEM QUE É A GRANDE VÍTIMA; GRANDE VÍTIMA DO CRIMINOSO E DA HIPOCRISIA DOS GOVERNANTES E DE TODA A MÍDIA PERVERSA QUE SEMPRE ESTÁ DE PLANTÃO TENTANDO NOS AFUNDAR NA LAMA.

    HOJE É O DIA DA VITÓRIA, E VAMOS COMEMORAR SIM SENHORES, POIS NESTE PAÍS MISERÁVEL PARA NÓS DA SEGURANÇA PÚBLICA E PARA O POVO QUE DELA E DE NÓS NECESSITA SIM SOMOS OS GRANDES E VALOROSOS COMBATENTES LUTANDO TODOS OS DIAS ARDUAMENTE.

    COM CERTEZA SE TUDO QUE A GLOBO MOSTROU, ALÉM DE AGORA ESTAR ESCORADA EM DOIS “DESQUALIFICADOS” ($$$$) COMENTARISTAS DE SEGURANÇA, QUE NEM MERECEM DE FORMA ALGUMA UM SEGUNDO DE CITAÇÃO NA SOCIEDADE, ESTIVESSE SIDO FEITO PARA SALVAR ALGUM DE SEUS REPÓRTERES DOS TRAFICANTES DO RIO DE JANEIRO, COMO NO CASO DO TIM LOPES, ELA JAMAIS JOGARIA AREIA NOS OLHOS DA SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO E DO BRASIL!

    QUE A JUSTIÇA SEJA REALMENTE FEITA NESSE PAÍS PARA AQUELES QUE TEM A MISSÃO DE CUMPRIR COM O DEVER DE ZELAR PELA SEGURANÇA DO CIDADÃO E COMBATER O CRIME.

    CONTINUEMOS FIRMES E FORTES AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA!!!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

12 − quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários