Piloto faz treinamento na Alemanha com novo helicóptero EC145 do GTA/MA

O major Alcimário de Jesus Souza Costa, integrante do Grupo Tático Aéreo (GTA), está participando, desde o último dia 14, de um treinamento prático, na cidade de Manching, na Alemanha, para pilotar o helicóptero EC 145, nova aeronave adquirida por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para ações de resgate e combate à criminalidade no Maranhão.

Fabricado pela Helibras, única empresa nacional do gênero, o EC 145 será submetido a uma bateria de testes em Manching, cidade que é referência mundial nesse tipo de atividade.

A previsão é que o piloto maranhense fique na Alemanha até o próximo dia 29. Com preço de mercado de cerca de R$ 12 milhões, o helicóptero EC145 é uma aeronave biturbina e será utilizada em missões de vigilância, transporte de tropa e carga externas, intervenções rápidas por rappel e fast rope (descida em corda grossa), controle de rebeliões em presídios, combate a incêndios em áreas urbanas e florestais e resgate em qualquer ambiente.


Fonte : Blog Daniel Matos via Fórum Geral do Helicóptero

Fotos : Eurocopter


14 COMENTÁRIOS

  1. O Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão está de PARABÉNS pela brilhante iniciativa de incorporar à atividade aérea policial um HELICÓPTERO BIMOTOR, indubitavelmente mais SEGURO que os similares monomotores.

    Passei os últimos 6 MESES realizando o meu Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) na PMDF e minha monografia versou exatamente sobre esse tema: “A IMPLEMENTAÇÃO DA FROTA DE HELICÓPTEROS BIMOTORES NA AVIAÇÃO DA PMERJ”.

    Parece que o pessoal do GTA/MA leu meus pensamentos e partiu na frente do Rio de Janeiro e de todas as PMs do Brasil!!

    Parabéns aos amigos do GTA/MA; tenho certeza que vcs serão os PRECURSORES dessa tendência que, mais cedo ou mais tarde, atingirá a maioria das unidades aéreas do Brasil: A UTILIZAÇÃO DE HELICÓPTEROS BIMOTORES EM OPERAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA!

    Grande abraço a todos e bons voos!!

    MAJ PMERJ Rodrigo Duton – PCH
    Grupamento Aéreo e Marítimo

  2. Congratulo e apresento os meus votos de felicidades a todos os tripulantes do GTA-MA, pela coragem, iniciativa e qualificação em sonhar alto e com qualidade.
    Que seja bem vindo o EC-145 e seus vôos coroados de êxito e segurança, que finalmente abra as portas dos outros grupamentos para essa nova fronteira – os biturbinas.

    TC BM Paulo Rogério de Andrade Lima
    Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.

  3. Parabéns ao GTA/MA por entender que as necessidades das operações de segurança pública requerem a incorporação em sua frota de modelos maiores e que representem maior segurança na operação.

    O CBMDF efetivamente opera biturbina (EC135) desde o início de 2006 e pudemos notar que, operando corretamente, os dois motores representam ganho notório em termos de segurança operacional nas missões de segurança pública e defesa civil, as quais frequentemente são desencadeadas em áreas inóspitas.

    Sucesso nesta nova etapa e vamos compartilhar as experiências.

  4. Parabéns ao GTA/MA, estão reunindo a modernidade com a segurança nas operações…
    que sirvam de espelho para às outras unidades de Operações Aéreas!!!
    Sucesso nos voos

  5. Parabéns aos amigos do GTA/MA, em especial ao Major Alcir. Desejo muito sucesso em seu treinamento e excelentes voos.
    Grande abraço.
    MAJ PM NEGREIROS
    CIOPAER/AC

  6. Gostaria de agradecer à oportunidade de poder frequentar o curso de manutenção de helicóptero EC145, vaga esta que me foi cedida graças à aquisição desta aeronave pelo GTA/MA. Conhecedores de como o GTA opera suas atividades, podemos notar que o ganho de eficiência será efetivo quando iniciarem as operações com o EC145. Espero poder ajudá-los a manutenir e manter em condições aeronavegáveis esta excelente aeronave.
    Parabéns GTA! Sucesso!

  7. ISSO É UMA VITÓRIA PARA TODA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL, POIS ABRE CAMINHO PARA QUE OS DEMAIS GRUPAMENTOS AÉREOS DO BRASIL, POSSAM TAMBÉM INVESTIR EM TECNOLOGIA.
    PARABÉNS AOS IRMÃOS DO GTA/MA PELA GRANDIOSA CONQUISTA.
    FIQUEM COM DEUS, E VOEM SIPAER.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  8. O GTA,apesar de ser um grupo misto,composto por policiais civis,militares,federais,e bombeiros, acho que existe muito poucos policiais civis, são uns cincos ou seis muito pouco, deveria ter mais policiais civis,desses dois ou tres são pilotos,Janio Ferro

  9. É verdade o comentário de Janio Ferro, hoje o GTA-MA, é comandado por um Policial Federal,o APF-LAÉRCIO,quero aqui dizer que tambem tem uma Investigadora de Policia Civil-Ma,componente do GTA, que tambem fez o curso de pilotava de EC 145,e tambem pilota os helicopteros pequenos, assim me informaram ela chama-se REJANE.

  10. Parabéns ao Governo do Maranhão,por esta nova aquisição do helicóptero EC 145,seria bom que todos os Estados do Brasíl,adquirir aeronaves,para apoiar,a segurança Pública,já é tempo dos nossos governantes acordarem,para esta questão.Que as Polícias Militar e Polícia Civil,de todo o Brasil,e Corpo de Bombeiros,adquiram aeronaves,para servir o nosso Brasil.Conheço a Cmt Rejane,é uma Pilôto dedicada,muito eficiente,assim como os outros Cmts que tive a oportunidade de conhecer e fazer parte de algumas missõe.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dois × 2 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários